A nova música brasileira produziu ótimos discos nos últimos meses. São lançamentos de bandas de diferentes partes do Brasil, desde o folk dos cuibanos do Vanguart, passando pelo ska dos brasilienses do Móveis Coloniais de Acaju, até os gaúchos radicados na Europa do Selton .
A CAPRICHO separou cinco álbuns que foram lançados recentemente por bandas brasileiras e que vocês precisam ouvir!
Móveis Coloniais de Acaju – De Lá até Aqui
Em seu terceiro álbum de estúdio, De Lá Até Aqui, os brasilienses do Móveis Coloniais de Acaju retomam as influências de ska e sons do Leste Europeu, que acabaram dando lugar ao rock em C_mpl_te, de 2008. As letras bem sacadas sobre relacionamentos, embaladas pela voz de André Gonzales, continuam como marca registrada do Móveis. Isso sem falar nos instrumentos de metais, que fazem todo mundo dançar e pular muito nos shows do grupo, que retorna mais maduro em seu terceiro trabalho.
Ouça online: http://moveiscoloniaisdeacaju.com.br/album/de-la-ate-aqui-2/
Vanguart – Muito Mais Que o Amor
Se em Boa Parte de Mim Vai Embora, de 2011, o Vanguart mergulhava de cabeça em temáticas mais depressivas, Muito Mais Que o Amor, terceiro disco de estúdio dos caras, é exatamente o oposto. Como o nome já diz, pelo menos seis das 11 canções são sobre amor, mas em sua forma mais feliz, solar, tipo começo de relacionamento, sabe? Hélio Flanders parece ter encontrado o tom correto de seu vocal, que em muitas vezes recebe o reforço de Reginaldo Lincoln (baixista) em boas baladas folk.
Ouça online: http://www.muitomaisqueoamor.com.br/
Garotas Suecas – Feras Míticas
Uma das bandas independentes brasileiras mais faladas na gringa, o Garotas Suecas (eles são de São Paulo, tá? Não dá Suécia!) continua sua saga em misturar música brasileira com a soul music norte-americana. Ainda mirando o mercado internacional, o Garotas Suecas investe em algumas canções em inglês ( New Country e St. Mark’s Theme ), mas também em parceriais inusitadas, como em A Nuvem , que traz a participação da rapper Lurdez da Luz . Mostrando que estão cada vez mais distantes do rótulo de indie rock.
Download: http://www.garotassuecas.com/
Apanhador Só – Antes Que Tu Conte Outra
Quem gostava do álbum de estreia dos gaúchos do Apanhador Só, lançado em 2010, vai estranhar bastante o caminho seguido pela banda em seu segundo disco, Antes Que Tu Conte Outra . Bancado por fãs via crowdfunding, o CD rompe com aquela sonoridade “los hermânica” da estreia e se joga na experimentação, caminho natural do Apanhador Só, que já testava formatos diferentes (como um projeto acústico-sucateiro) nos shows, entre um disco e o outro. No caldeirão sonoro de Antes Que Tu Conte Outra é possível ouvir de tudo nas várias camadas do disco, como tecladinhos de brinquedo, ukelele, cama de mola e até latinha de chumbinho.
Download: http://www.apanhadorso.com/
Selton – Saudade
A história dos gaúchos do Selton é bem impressionante. Um grupo de amigos gaúchos que formaram uma banda na Espanha e acabaram se tornando sucesso na Itália. Oi? Isso mesmo, o grupo é grande na cena italiana e até já gravou na língua local, em seu disco de estreia, Banana à Milanesa (2008). E em seu terceiro disco, Saudade, o Selton escancara sua “saudade” da terra natal e mistura canções em português, inglês e italiano, além de ter uma forte influência de música brasileira, como em Qui Nem Giló (com participação de Arto Lindsay), clássico do Rei do Baião Luiz Gonzaga.
Ouça online: https://soundcloud.com/selton