Depois de quatro anos do lançamento do primeiro filme, Pantera Negra: Wakanda Para Sempre chega aos cinemas brasileiros. Já em exibição, o longa-metragem continua a história do povo de Wakanda – só que dessa vez sem Chadwick Boseman no protagonismo infelizmente. Confira algumas curiosidades sobre o projeto:
Luto por Chadwick Boseman
Em agosto de 2020, o mundo do cinema teve uma grande perda: Chadwick Boseman, mundialmente conhecido por seu papel como Pantera Negra, morreu em decorrência de um câncer de cólon. Não só família, amigos e fãs ficaram desnorteados, como também os roteiristas e produtores da sequência do filme do super-herói. E todo o roteiro foi modificado depois da morte do ator.
Como seria a primeira versão do roteiro?
Recentemente foi revelado que o enredo focaria na relação do rei T’Challa com seu filho. Além disso, sabe-se que o roteiro tinha 300 páginas – o que foi até motivo de brincadeira para Chadwick, que pensava na duração ~infinita~ que o segundo filme do super-herói teria.
Cultura africana em funerais
No filme, há uma cena de despedida do personagem de Chadwick. Além de ser muito emocionante a relação entre ficção e vida real, é interessante perceber que os personagens usam branco no funeral de T’Challa. Ao invés de preto, a cor é a escolhida pelo povo de Wakanda para celebrar a vida de seu rei.
Ruth E. Carter, figurinista de Pantera Negra e vencedora do Oscar, sobre a cor branca para o funeral de T'Challa:
“O branco é uma cor que é usada em muitos funerais na África – é vermelho brilhante ou branco – e escolhemos o branco porque nos conecta a Chadwick, a T'Challa.” pic.twitter.com/Q7jD44elXm
— Pantera Negra Brasil (@panteranegrabr_) October 15, 2022
Insubstituível
Em nenhum momento, os produtores cogitaram a ideia de recriar digitalmente ou colocar outro ator que não fosse Chadwick Boseman no papel do Rei T’Challa. Na verdade, o foco da nova trama foi em homenageá-lo de diferentes formas, não substituí-lo.
Pantera Negra 2.0
Apesar de ninguém assumir o personagem de Boseman, o seu legado segue adiante. Antes mesmo de assistir os filmes, os fãs já teorizavam que o enredo seria igual ao dos quadrinhos – com a irmã Shuri dando continuidade ao Pantera Negra.
As polêmicas de Letitia Wright
Falando sobre a nova protagonista do filme, muitos rumores sobre ela ter atrasado as gravações por se recusar a tomar a vacina contra a covid-19 circularam na internet um tempo atrás. Em recentes entrevistas, produtores negaram que houve um atraso, mas não confirmaram se a atriz realmente chegou a se vacinar ou não.
O verdadeiro motivo do atraso nas gravações
É fato que Letitia duvidou publicamente da eficácia das vacinas contra a covid-19 – mas foi desmentido que o filme teve que ser adiado por conta disso. Na verdade, um acidente foi o motivo do atraso nas gravações. Em agosto de 2021, a atriz fraturou o ombro e teve outros ferimentos graves ao gravar uma cena com uma moto – ficando cinco meses em repouso.
Detalhes cenográficos
É notável que a Marvel sempre aposta muito em seus cenários, sejam reais ou criados digitalmente. A empresa é bem detalhista quando se trata disso, e com Pantera Negra: Wakanda Para Sempre não seria diferente. Além de muitos objetos da cultura africana, a diretora de arte Hannah Beachler revelou que os dentes na sala do trono Talocan são realmente de um tubarão megalodon.
O retorno de Rihanna
Depois de anos, Rihanna retornou ao mundo da música em grande estilo, viu? A cantora é responsável por Lift Me Up, música-tema do novo filme sobre Wakanda. E tem gente teorizando de que ela seja até indicada ao Oscar por esse trabalho…
Cenas pós-créditos
Já se sabe que o filme apresenta somente uma cena pós-credito, mas que os fãs podem esperar por algo bem surpreendente, viu? E isso é o máximo de spoilers permitido! Hahaha.
Assim que sair dos cinema, o filme deve chegar no Disney+, viu?
*As vendas realizadas através dos links neste conteúdo podem render algum tipo de remuneração para a Editora Abril