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“Garotas da Democracia” quer incentivar o seu engajamento na política

Sim, neste ano de eleição você faz parte da festa da democracia - bora vestir um cropped, reagir e participar. ✊

Por Andréa Martinelli Atualizado em 16 nov 2022, 18h50 - Publicado em 17 ago 2022, 14h11
garotas da democracia
Bora participar? 😉 Obvious/Instagram/GirlUp/Capricho/Divulgação

Quem cuida dos nossos direitos enquanto meninas e jovens mulheres quando nós é que estamos cuidando de alguém? De que forma é possível participar das decisões que outras pessoas estão tomando sobre as nossas vidas? É com essas (e outras) perguntas muito importantes que se inicia nesta quarta-feira (17) a campanha “Garotas da Democracia”.

Idealizada pela Girl Up Brasil e Instagram, em collab com nós da CAPRICHO e desenvolvida pela plataforma de conteúdo Obvious, a campanha quer estimular a discussão e o engajamento cívico de meninas e jovens mulheres  neste ano de eleição e trazer cada vez mais para perto a importância do voto consciente, o combate à desinformação e dicas de segurança online.

A campanha será realizada até o dia 2 de outubro, data em que o primeiro turno do pleito eleitoral acontece neste ano. Até lá, vamos publicar em conjunto conteúdos que irão trazer desde a importância de participar da escolha dos seus representantes, quais são as maneiras de se proteger e identificar desinformação, além de explicações sobre como o sistema funciona.

Veja o primeiro vídeo da “Garotas da Democracia”:

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Uma publicação compartilhada por Girl Up Brasil 🥚 (@girlupbrasil)

E toda essa ideia contou com a participação de jovens de todo o Brasil, viu? No mês de junho, 27 jovens líderes representando todos os estados do Brasil ocuparam o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em uma série de palestras e conversas com ativistas e figuras públicas como a ministra Cármem Lúcia, do STF (Superior Tribunal Federal), além de um workshop facilitado pela Obvious. Daí, saíram os principais insights que vamos trazer para a campanha.

“Os eleitores jovens, especialmente as meninas, nunca tiveram um papel e uma voz tão importante nas eleições”, afirma Letícia Bahia, diretora executiva da Girl Up Brasil. “Quem vai construir projetos que cativem este eleitor? Quem vai falar com eles na língua que gostam de ouvir? Quem vai ouvi-los, incluí-los em suas campanhas, e arrebatar seus corações?”

É por isso que juntamos forças nesta campanha: queremos ser este espaço de acolhimento e informação para nossas leitoras. E, olha só: as eleições deste ano serão especialmente jovem, viu? Após a campanha do TSE no início deste ano para o alistamento eleitoral, a participação jovem cresceu 51,13%. Isso significa que somos mais de dois milhões de eleitores.

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Os dados ficam mais interessantes ainda quando olhamos por faixa etária e gênero: o número de meninas eleitoras, entre 16 e 17 anos, quando o voto ainda é facultativo (ou seja, não é obrigatório), chegou a 1.157.461. Enquanto o número de meninos na mesma faixa etária está em 957.485. Meninas e mulheres são a maior parte do eleitorado brasileiro, sim.

“Durante muito tempo repetiu-se até a exaustão que o ‘o futuro é feminino’, mas o futuro se constrói no agora. Quanto mais mulheres se envolverem no ativismo cívico, lutando contra violência política de gênero e desinformação, mais elas entenderão que o espaço político também pertence a elas”, diz Marcela Ceribelli, CEO e Diretora Criativa da Obvious.

Para Gabriel Recalde, Gerente de Políticas Públicas do Instagram para a América Latina, é essencial que as plataformas como Instagram participem de iniciativas como essas. “Queremos que elas se sintam seguras na plataforma e encorajadas a usá-la também como ferramenta de ativismo cívico e participação política. Assim, é essencial que elas não só conheçam as ferramentas de segurança do Instagram, mas que também saibam identificar desinformação nas redes, por exemplo.”

E fique tranquila: enquanto esta nova campanha acontece, o nosso programa quinzenal CH na Eleição também continua em todas as nossas redes sociais – às quintas-feiras, quinzenalmente, analisando e traduzindo em até dois minutos os principais acontecimentos deste ano eleitoral para você. Vamos juntas? 😉

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