Continua após publicidade

Estes artistas querem muito que você tire seu título de eleitor em 2022

Fresno, Marina Sena, Emicida e outros mandaram recado para o público jovem no Lollapalooza.

Por Andréa Martinelli Atualizado em 16 nov 2022, 19h13 - Publicado em 27 mar 2022, 18h09

Marina Sena, Jão, Emicida e Fresno estão entre os artistas que, durante shows no Lollapalooza 2022, pediram para que os jovens brasileiros entre 16 e 17 anos tirem seu título de eleitor e votem de forma consciente nas eleições deste ano, realizadas em outubro. 

“Quem ainda não renovou título, quem mudou de cidade, renova o título. Eu já renovei o meu. E aí quem ainda não tirou o título, tira. Vamos votar que é o único jeito mínimo da gente conseguir mudar alguma coisa”, afirmou Marina Sena em apresentação neste domingo (27). “A gente precisa tirar e ir lá votar, bora votar que nós temos que mudar isso aí, é a única maneira de mudar.”

À manifestação da cantora, a plateia começou a gritar “Fora Bolsonaro” e “Ei, Bolsonaro, vai tomar no c*”. Marina não verbalizou o nome do presidente, mas concordou com a plateia: “Tanta gente gritando isso, não é possível que a gente não consiga.”

Tudo isso porque o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) divulgou que, neste ano, temos o menor número da história de jovens entre 16 e 17 anos que tiraram título de eleitor. Nesta idade, a votação durante as eleições é opcional (mas não custa nada exercer a cidadania, né?).

Até o momento, segundo o tribunal, apenas 830 mil adolescentes se registraram para votar. Este número é consideravelmente baixo em relação ao mesmo período das últimas eleições, em 2018, quando foi registrado 1,4 milhão de jovens com a mesma idade que já tinham emitido o documento.

Continua após a publicidade

Outro artista que incentivou o público a votar neste ano foi Jão. Ele relembrou a baixa adesão de jovens neste ano e afirmou que “não adianta gritar aqui no show e não votar”. O momento aconteceu após o cantor finalizar uma música e o público puxar um coro contra Bolsonaro, assim como no show de Marina Sena.

A edição do festival de música este ano tem sido marcada por vários protestos e manifestações contra o presidente. Encorpando a lista estão artistas como Pabllo Vittar, que desfilou durante o Lollapalooza com uma bandeira do ex-presidente Lula, Detonautas, Matuê, Marina and The Diamonds, Emicida e Fresno

Continua após a publicidade

Esta última, tocou no festival após o próprio TSE acatar um pedido do atual partido de Bolsonaro, o PL (Partido Liberal), em contra manifestações políticas no festival. O ministro Raul Araújo classificou como propaganda eleitoral as manifestações políticas das cantoras Pabllo Vittar e Marina, realizadas na sexta-feira (25). Assim, artistas que se manifestarem politicamente nos shows de hoje podem render multas de até 50 mil para o festival, que não se pronunciou sobre o assunto até o momento.

Fresno, na segunda música do setlist chamada “Fudeu”, desafiou a decisão projetando um “Fora Bolsonaro” no telão. O cantor Lulu Santos se apresentou junto com a banda e fez um comentário sobre a decisão do tribunal. “Como diz a Carmen Lucia [ministra do STF (Supremo Tribunal Federal)], ‘cala a boca já morreu, quem manda na minha boca sou eu’.

Estas manifestações no Lolla fazem coro à campanha que artistas como Anitta, Bruna Marquezine, Juliette, Larissa Manoela e Luisa Sonza espalharam pelas redes sociais nesta semana. Elas usaram sua visibilidade para estimular que jovens tirem o título de eleitor e saibam que podem e devem exercer sua cidadania.

Continua após a publicidade

A cantora gaúcha Luísa Sonza fez uma publicação por meio de stories em sua conta do Instagram. “Vocês, jovens com mais de 16 anos, deveriam tirar o título de eleitor agora, e vocês não estão tirando”, disse no vídeo. “Então, por favor, tira o título de eleitor, porque esse ano é muito importante e você precisa votar. Não adianta só gritar ‘Fora, Bolsonaro’ nos shows e não tirar o título de eleitor. Façam o favor, jovens.”

Continua após a publicidade

E Bruna Marquezine também entrou na onda, retuitando Anitta.

Juliette lembrou que não é só uma maneira de exercer a cidadania, mas também de fortalecer a democracia:

Continua após a publicidade

Quero votar. Como faço para tirar o título?

Mas não são só os artistas que estão engajados. O próprio TSE quer que este público se engaje nas eleições de 2022. Entre os dias 14 a 18 de março, quando é realizada a Semana do Jovem Eleitor, o tribunal afirmou que mais de 96 mil novos títulos foram emitidos para jovens na faixa etária de 16 a 17 anos. 

Já nas redes sociais, o tribunal também trabalha uma campanha chamada Rolê das Eleições para estimular a emissão do título. Para 2022, também foi realizada uma parceria com o Tik Tok para a disseminação de conteúdos educativos sobre o cenário político.

Anote na agenda: o prazo final para tirar o título de eleitor é 4 de maio. A posse do documento é obrigatória a partir de 18 anos, mas você que tem entre 16 e 17 anos pode – e deve tirar. O título pode ser obtido nos cartórios eleitorais e também pelo Título Net, do TSE. 

Publicidade

Estes artistas querem muito que você tire seu título de eleitor em 2022
Sociedade
Estes artistas querem muito que você tire seu título de eleitor em 2022
Fresno, Marina Sena, Emicida e outros mandaram recado para o público jovem no Lollapalooza.

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.