Continua após publicidade

Vida de vestibulanda X vida de modelo: existe alguma diferença?

Organizamos alguns acontecimentos da atualidade que podem cair nas provas. Leia tudo, mas não se estresse! Para se dar bem nas provas também é preciso ficar calma.

Por Da Redação Atualizado em 25 ago 2016, 00h30 - Publicado em 17 dez 2015, 19h15

A garota bebe um copo d´água. Anda de um lado para o outro. Está tensa. Respira fundo. Confirma se decorou direitinho todos os passos. Bebe mais água. Treme. Cogita roer uma unha. Desiste, pois não pode ficar com as unhas feias, claro. Suas pernas bambeiam. Ela começa a cobrar pra si mesma que é preciso acertar tudo e não dar nenhum passo em falso. Tem medo de levar um tombo e se dar mal diante todos. Ela sente medo, apreensão.

A descrição acima pode muito bem descrever uma modelo (famosa ou não!) às vésperas de entrar nas passarelas. Mas acredite: pode simbolizar também todo o sufoco, a correria e a pressão que uma vestibulanda vive pouco antes dos exames vestibulares. Vida de modelo não é fácil, não é mesmo? Mas vida de vestibulanda também não!

Levante o dedo quem nunca ficou tão tensa, mas tão tensa, antes de uma prova que quase teve um piripaque?  Na preparação para as provas, parece que é preciso ler tudo, estudar tudo e saber de tudo para ter a chance de entrar naquela escola pretendida. O bombardeio de informações é enorme e as elas parecem se misturar de um jeito que fica até difícil de compreender.

Para ajudá-la a ficar por dentro das atualidades que podem cair no vestibular e virar tema das redações , fizemos uma lista de cinco itens que são imprescindíveis! Saiba que estudar deve ser tratado como algo divertido e que ficar por dentro dos acontecimentos do mundo deve ser tratado como algo gostoso. É algo que tem que ser tão bom como saber, por exemplo, que nude não é apenas a cor da moda, mas também a cor do universo .

Fique atenta às dicas, mas procure ficar calma e confiante para as provas. Afinal, para se dar bem nos exames, não é preciso ter apenas conhecimento. Calma e reflexão ajudam bastante.

Continua após a publicidade

1) O mundo está cada vez mais urbano

Não é apenas impressão sua que atualmente a maior parte das garotas da sua idade fala sobre os mesmos assuntos e vivem em grandes cidades. Fato é que hoje mais da metade da população mundial vive nas cidades. A realidade não era a mesma na metade do século passado: em 1950, apenas um terço das pessoas do mundo vivia nas cidades.

Mas a grande questão que vai cair nas provas é que o aumento da população urbana mundial aumentou os problemas e os desafios sociais. Isso porque, principalmente nos países mais pobres, o crescimento está ocorrendo de maneira desordenada. Isso aumenta a pobreza e agrava os problemas de aquecimento global.

2) Cuidado com o gasto de energia

Continua após a publicidade

Não é só por causa do apagão que ocorreu recentemente que o tema pode cair nas provas (). O tema energia sempre aparece nos exames porque os combustíveis fósseis, como o petróleo, correspondem a mais 80% da matriz energética do mundo. Se você mora num grande cidade ou numa cidade industrial, já sabe dizer qual é o principal efeito disso, não é mesmo? É o aumento da emissão de gases poluentes, que reforçam o efeito estufa.  Para solucionar esse problema, o mundo busca novas alternativas de energia limpa.

Se você gosta muito do assunto e quer investir em um curso superior na área de bicombustíveis, fique atenta às dicas dos orientadores profissionais do Guia do Estudante.

3) Você está participando de uma transformação: a internet

A web não faz só com que você se aproxime mais facilmente dos amigos que moram perto e que moram longe. Mas também muda o mundo. Pelo Twitter, você vê o que o Federico DeVito ( @ federicodevito ), a Leighton Meester ( @itsmeleighton ) e até o que a gente da @capricho posta, correto? Mas na internet dá para você aprender um novo idioma e papear com os amigos.

Sabia que o Twitter também foi a rede social usada pelos iranianos para mostrar ao mundo a repressão às manifestações de ruas contrária à reeleição do presidente Mahmoud Ahmadinejad, no meio do ano? Sim, Ahmadinejad  é o mesmo presidente que causou o maior rebuliço nesta semana no Brasil, quando veio visitar o presidente Lula.

Continua após a publicidade

Por isso, quando você acessar o Twitter novamente, saiba que está participando de uma transformação. Sites colaborativos, como a Wikipedia e também o Twitter, levaram a inovações na forma de atuar politicamente e até de criar riqueza no mundo.

4) Eleição do Obama

A gente já explicou a importância política da vitória do presidente americano e que isso pode inclusive refletir na sua mesada . Mas você sabia que a eleição do presidente negro sacudiu o mundo e mostrou que a população dos Estados Unidos mudou de lado?

Depois de oito anos do governo republicano, os americanos elegeram um presidente democrata. A vitória de Barack Obama ajudou também a melhorar a imagem dos EUA no mundo. O presidente reformulou a proposta do escudo antimísseis na Europa e se aproximou novamente da Rússia.

Será que você já sabe tudo sobre a eleição de Obama? Faça o quiz !

Continua após a publicidade

5) Leia o Guia do Estudante ATUALIDADES VESTIBULAR 2010 debruçada no sofá estudando e se divertindo

A publicação traz dicas sobre esses e outros temas que podem aparecer nas questões do vestibular que você irá prestar. Fichas-resumo ajudam você a entender 112 temas que caem nas provas. De Oriente Médio a Gripe Suína, você fica por dentro de tudo o que é importante para se preparar melhor.  Saiba mais e compre aqui!

A publicação traz ainda um simulado com 52 questões rspondidas e comentadas. Para completar, o Guia uma lista de filmes, documentários, programas de TV e quadrinhos que divertem e ao mesmo tempo ensinam.

Publicidade
Vida de vestibulanda X vida de modelo: existe alguma diferença?
Diversão
Vida de vestibulanda X vida de modelo: existe alguma diferença?
Organizamos alguns acontecimentos da atualidade que podem cair nas provas. Leia tudo, mas não se estresse! Para se dar bem nas provas também é preciso ficar calma.

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.