Dá sim para estudar e ao mesmo tempo se divertir!
É possível se divertir e, ao mesmo tempo, estudar (não necessariamente nessa ordem). Então, hoje, vamos sugerir para você algumas formas de fazer essas duas coisas ao mesmo tempo.
Ok, ok, já sabemos que o ENEM e as provas dos vestibulares estão próximos. Mas para quê essa tensão, não é verdade? Aqui no site da Capricho, com uma ajudinha do pessoal do Guia do Estudante, já demos diversas dicas de como se dar bem nesses testes, explicamos como vai ser o ENEM, se você deve ou não fazer cursinho… A palavra de ordem agora pode ser: divirta-se!
Assista a filmes!
Dica 1:
Ilha das Flores
Diretor: Jorge Furtado ? 1989
Este curta completou 20 anos há pouco tempo, mas se mantém atual. Tem uma narração bem engraçada e irônica, mas fala sobre temas sérios, como sociedade de consumo e a pobreza de boa parte da população brasileira.
Dica 2:
O Último Rei da Escócia
Diretor: Kevin MacDonald ? 2006
O autoritário regime do ditador Idi Amim Dada pela ótica de um médico escocês recém-formado, que viaja para Uganda nos anos 70. Bom para estudar história e perceber como é o estado de um país que vive sob uma ditadura.
Dica 3:
Adeus, Lênin!
Direção: Wolfganger Becker ? 2003
A alemã comunista Christine Keller entrou em coma em 1989, um pouco antes da queda do Muro de Berlin. Acordou no ano seguinte e, para não levar um choque com as mudanças ocorridas no país, seu filho faz de tudo para que ela acredite que nada aconteceu. Faz até telejornal de mentirinha, que passa só na sua TV. Com o aniversário de 20 anos da queda do Muro, é um tema que deve aparecer em diversas provas.
Leia quadrinhos!
Dica 1:
Mafalda
Joaquim Salvador Lavado Quino
Um dos quadrinhos mais reproduzidos em vestibulares é o da Mafalda, essa garotinha de 6 anos que tem questionamentos de gente grande. Entram em discussão a dominação norte-americana, as ditaduras e até a censura à imprensa.
Dica 2:
Palestina ? Uma Nação Ocupada e Palestina ? Na Faixa de Gaza
Joe Sacco
Um ótimo exemplo de ?reportagem em quadrinhos?. Em 1996, o autor viajou para a Palestina e depois fez os relatos com técnicas de HQ. Em ?Uma Nação Ocupada?, aparece o cotidiano da área, ocupada militarmente por Israel. Já em ?Na Faixa de Gaza?, há relatos dos abusos desse mesmo exército contra a população.
Essas e outras dicas, você pode conferir no Guia do Estudante ? O Novo Enem e no Guia do Estudante ? Atualidades ? Vestibular + Enem .