Na última segunda-feira (15/6), o WhatsApp anunciou o lançamento de um recurso que permite que seus usuários recebam e enviem dinheiro dentro da plataforma. Os pagamentos acontecem pelo Facebook Pay e para realizar as transferências é necessário cadastrar um cartão de débito no sistema. A ferramenta recebeu esse nome porque “no futuro queremos que pessoas e empresas possam usar os mesmos dados de pagamento em toda a família de aplicativos do Facebook”, disse um representante da empresa em comunicado oficial, indicando que, posteriormente, tanto Facebook quanto Instagram devem desenvolver funcionalidades similares à lançada pelo WhatsApp.
O Brasil é o primeiro a testar tal recurso e, segundo a empresa, a escolha foi feito por conta da popularidade do App no país: mais de 120 milhões de usuários, de acordo com uma pesquisa realizada pelo WhatsApp, em 2017. Como muitas micro e pequenas empresas são adeptas do aplicativo, a novidade chega para facilitar as transações, principalmente de pequenos empreendedores. “Ao simplificar o processo de pagamento, esperamos ajudar a trazer mais empresas para a economia digital e gerar mais oportunidades de crescimento. (…) A capacidade de realizar vendas com facilidade no WhatsApp ajudará os empresários a se adaptar à economia digital, além de apoiar o crescimento e a recuperação financeira“, disse Mat Idema, diretor de operações.
Os usuários poderão receber e enviar transferências sem pagar nenhuma taxa. Já os business, ou seja, aqueles que têm uma conta para seu negócio, pagarão 3,99% por cada transação. Inicialmente, as transferências poderão ser feitas apenas em real, com valor máximo de R$ 1 mil por transação. Será possível receber até 20 transações por dia e até R$ 5 mil por mês. Por enquanto, os usuários poderão usar cartões de débito ou débito e credito dos bancos Nubank, Sicredi, do Banco do Brasil ou com bandeira Mastercard ou Visa. Enquanto isso, as contas Business precisarão ter uma conta Cielo.
Para começar a usar a ferramenta, o usuário primeiro precisa atualizar o aplicativo. Em seguida, ir em na função “Pagamentos”, que fica no mesmo menu que o envio de arquivos e imagens. Depois, basta inserir um valor e esperar ser redirecionado para a página em que criará sua conta.
É preciso criar uma senha, inserir CPF e o número do cartão, que terá os dados criptografados. Por último, o cartão é verificado, através do recebimento de um código por e-mail, SMS ou pelo App do banco. Para realizar envios de dinheiro, o usuário precisará digitar uma senha com 6 pins ou fazer ou usar o reconhecimento facial.
E aí, o que achou desta novidade?