Neste domingo, 12, acontece a segunda prova do Enem 2017, com os cadernos de Ciências da Natureza e Matemática. Para quem deseja levar o caderno de questões para casa, deve esperar até os últimos 30 minutos restantes de prova. Vale lembrar que, quem opta por levar o caderno, tem a chance de corrigir o exame com os gabaritos que saem na internet, até no mesmo dia. Mas você sabe como é feito o cálculo da nota total?
A média final do Exame Nacional do Ensino Médio, que é a nota que você usará para concorrer a bolsas, é calculada da seguinte maneira: você precisa somar todas as notas (uma de cada caderno, incluindo a redação) e dividir por 5. O resultado obtido será sua média.
Para alguns, é difícil definir exatamente se o resultado foi bom ou não, com base somente nos números de acertos do gabarito – já que as notas oficiais só saem em fevereiro de 2018. Mas, para quem não aguenta esperar, existe um simulador de nota gratuito que pode te ajudar a pelo menos ter uma ideia do resultado. Bem útil, não?
Essa ferramenta mágica é do Descomplica. Para acessar sua possível nota, é só preencher as informações de cadastro, indicar o dia e a cor da prova. O algoritmo mistura a Teoria de Resposta ao Item, que é o critério de avaliação da banca do exame, além de outras técnicas de inteligência de dados para prever um intervalo de nota. A margem de erro é de 30 pontos. Quanto mais alunos inserirem gabaritos e responderem perguntas relacionadas às escolas, mais preciso fica o resultado.
E, aí? Já sabe se você foi bem na primeira prova? Conta pra gente!