USP anuncia mudanças na segunda fase do vestibular da Fuvest

Entre as alterações estão a inscrição por modalidade de vagas e a diminuição de um dia de prova: 'vestibular menos estressante'.

Por Amanda Oliveira 22 Maio 2018, 12h10

Nesta segunda-feira, 21, o Jornal da USP informou que a Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) terá novas alterações. A principal mudança no processo seletivo é a diminuição de um dia de exame na segunda fase. 

Antes eram três provas discursivas realizadas em três dias seguidos. A partir de agora, a segunda fase do vestibular terá apenas dois dias de provas, aplicadas em 6 e 7 de janeiro de 2019. De acordo com o pró-reitor de Graduação, Edmund Chada Baracat, esta mudança foi feita para diminuir o estresse do estudante.

No primeiro dia da segunda fase, os candidatos farão as questões de português e a redação, enquanto as disciplinas específicas (exigidas pelo curso escolhido) ficam para o segundo dia, sendo entre duas a quatro matérias, a critério de cada unidade da instituição. Esta é mais uma alteração no vestibular, já que antes eram apenas duas ou três disciplinas específicas.

Além disso, o Processo de Reescolha, que permitia que os alunos que não foram convocados após a segunda fase do vestibular se matriculassem em outros cursos com vagas disponíveis, deixa de existir. O número de chamadas de aprovados também diminuiu de seis para apenas cinco.

iStock/Reprodução
Continua após a publicidade

Outra mudança apresentada pela Fuvest é a inscrição por modalidade de vaga. A partir de agora, o candidato terá que escolher uma das três opções de modalidade na hora de se inscrever no vestibular: Ampla Concorrência (AC), Ação Afirmativa Escola Pública (EP) e Ação Afirmativa Preto, Pardo e Indígena (PPI). Cada modalidade funciona da seguinte maneira:

1. Ampla Concorrência: candidatos sem nenhum exigência de pré-requisitos;

2. Ação Afirmativa Escola Pública: candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas;

Continua após a publicidade

3. Ação Afirmativa Preto, Pardo e Indígena: candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas.

Todas as modalidades de vagas que exigem pré-requisitos não consideram renda como critério.

A primeira fase do vestibular não sofreu alterações e segue composta por 90 questões sobre as disciplinas obrigatórias do Ensino Médio. A prova acontecerá em 25 de novembro.

Publicidade

USP anuncia mudanças na segunda fase do vestibular da Fuvest
Comportamento
USP anuncia mudanças na segunda fase do vestibular da Fuvest
Entre as alterações estão a inscrição por modalidade de vagas e a diminuição de um dia de prova: 'vestibular menos estressante'.

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.