Continua após publicidade

Único eclipse lunar total do ano ocorre dia 21, junto com Lua de Sangue

Os dois fenômenos poderão ser vistos a olho nu em qualquer parte do Brasil. Já dá para se programar e assistir, hein?

Por Amanda Oliveira 16 jan 2019, 12h27
promoção volta às aulas capricho 2019
Gif/CAPRICHO

Quem não conseguiu observar o último eclipse total da Lua, que ocorreu em julho do ano passado, terá uma nova chance de assistir ao fenômeno. Na madrugada do dia 21 de janeiro, próxima segunda-feira, acontecerá o único eclipse lunar total deste ano. Ele poderá ser observado em qualquer lugar do Brasil sem o auxílio de telescópios, se as condições climáticas estiverem boas. E se você é do tipo de pessoa que adora esses fenômenos da astronomia, aproveite essa chance porque o próximo eclipse total da Lua demorará alguns anos para acontecer!

Reprodução/Getty Images

O eclipse lunar total acontece quando a Lua é totalmente encoberta pela sombra da Terra, deixando de receber a luz do Sol. Ele ocorre lentamente e se divide em três fases: eclipse penumbral, parcial e total. De acordo com dados da NASA, a previsão é de que o fenômeno comece às 1h35 da manhã e dure até por volta de 4h50. O eclipse total acontecerá às 2h40, que deve ser o melhor horário para observá-lo. É neste momento que a Lua começará a apresentar uma coloração avermelhada, que nós chamamos de “Superlua de Sangue”.

De acordo com especialistas, a cor vermelha surge porque, mesmo que os raios do Sol não consigam alcançar a Lua, uma pequena parte de raios vermelhos é filtrada através da atmosfera da Terra e as refrações desses raios atingem o satélite. Além de apresentar essa coloração diferente, a Lua da madrugada do dia 21 também estará maior do que o tamanho normal. Isso acontecerá porque ela estará localizada em um ponto mais próximo de sua órbita ao redor da Terra, o Perigeu.

Continua após a publicidade

Quem perder a chance neste ano terá que esperar um pouco para a próxima oportunidade, pois o próximo eclipse total da Lua está previsto para apenas maio de 2021.

Se você for assistir aos fenômenos, não esqueça de conferir se a sua cidade segue ou não o horário de verão, viu? Na dúvida, oriente-se pelo horário de Brasília.

 

Publicidade

Único eclipse lunar total do ano ocorre dia 21, junto com Lua de Sangue
Comportamento
Único eclipse lunar total do ano ocorre dia 21, junto com Lua de Sangue
Os dois fenômenos poderão ser vistos a olho nu em qualquer parte do Brasil. Já dá para se programar e assistir, hein?

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.