Nos últimos dias, as redes sociais ficaram lotadas com vídeos de crianças muito fofas… Falando palavrões. Na nova trend, os pais ou responsáveis deixam a criança em um cômodo sozinha, geralmente no banheiro, e permitem que ela fale todos os palavrões que conhece de frente para a câmera. Neste um minuto de liberdade, as crianças se veem no poder de dizer todas as palavras que, no seu discernimento, são erradas sem serem corrigidas ou punidas pelos pais.
As expressões ou palavras escolhidos e as reações de cada são o que mais chama a atenção do público, que se anima com o divertimento das próprias crianças. Com idades diversas, enquanto algumas ainda não conhecem palavrões e consideram xingamentos como “boba”, “feia” e “chata”, outras realmente conhecem o que são palavrões e surpreendem os pais e os usuários.
@bettinaecelineof
@sthefane.matos 😳😳😳
Fiz a trend do palavrão com a Isadora (não aguentei) kkkkkk
Para os julgadores do twitter, vão a merda e tomem conta do filho de vocês pic.twitter.com/e36MX2Txoo— Isabella (@Isa_IsadoraV) February 18, 2024
A filha da Dani Choma ZEROU a trend do palavrao HAHAHAHAHAH
a reboladinha, o desabafo TUDOOO pic.twitter.com/63HFTEWR5y— Yas 🍓🔱 (@yaszminkhan) February 17, 2024
A trend, embora divirta muitos usuários ao acharem fofa e cômica as reações dos pequenos, também é vista, por tantos outros, como muito problemática. Um dos problemas apontados por alguns comentários são de que a publicação desses vídeos quebra a confiança entre a criança e o adulto, uma vez que o responsável permite que ela passe um minuto no banheiro dizendo livremente todos os palavrões que quiser mas não explica que o vídeo será publicado — e mesmo que explique, que a criança não tem completa noção do que isso pode significar. No ar, o vídeo pode ser comentado por quem quiser, da forma que quiser.
Outros internautas comentam que o ato de permitir os palavrões, mesmo que por um minuto, incentiva as crianças a pensarem neles e a acharem eles engraçados. Se a atitude principal deve ser a de não incentivar, repetir ou promover os palavrões dentro de casa, não faz sentido liberá-los nem por um minuto. Por outro lado, algumas pessoas acham que é importante criar um espaço seguro para a criança onde ela possa expor seus sentimentos e xingar quando estiver se sentindo com raiva.
Confira alguns comentários que circularam nas redes:
Sobre a trend do palavrão, gente: é péssima, na minha opinião. Mas continue lendo, que vou elaborar sobre.
Ok, você pode até achar fofinho e engraçado ver uma criancinha pequena falando palavras que nem são palavrões de verdade. Isso pode até entreter você, em certo ponto.
Mas…
— Thiago Queiroz – Paizinho, Vírgula! (@oithiagoqueiroz) February 19, 2024
Sobre a trend das crianças falando palavrão: desnecessário expor na internet, mas a ideia de criar um espaço em que elas têm permissão pra se expressar de maneira "reprovável" é muito massa.
Tá com raiva e quer xingar? Vai lá. +
— Sofia Lisboa #RevogaNEM (@sofiabhlisboa) February 18, 2024
Pode me chamar de chata e careta mas essa trend de criança falando palavrão é ridícula. Já é uma luta a gente educar criança gente, já nascem c natureza rebelde, faz malcriação desde q sai da barriga. Daí vc vai lá e incentiva a falar palavrão e achar engraçado ainda? PQP 🤷🏽♀️
— Paolla 🫶 (@Paolla02524330) February 20, 2024
Vou ser a mais chatonilda do mundo e dizer que odiei essa trend das crianças falando palavrão no banheiro porque é MUITA traição da confiança dessas crianças, além da exposição. Os responsáveis falam "pode falar aqui, ninguém vai saber eu não vou brigar" e aí postam na internet+
— wolverine reverso (@thais_saura) February 18, 2024
gente só eu que achei essa trend da criança com o palavrão uma coisa assim desnecessária? porque uma coisa é guardar pra si, outra é expor a criança na internet
— letsssssss (@gurltoads) February 20, 2024
essa trend das crianças falando palavrão é ridícula, umas mães sem noção que acha bonito, meus filhos soltar um palavrão é uma porrada na boca sem leme, euen
— ℒ𝓊𝒹𝓂𝒾𝓁𝒶 (@ttdalud) February 18, 2024
Trend do Palavrão com crianças e a degradação da sociedade: pic.twitter.com/wG5DFAsX9C
— Portal Evangélico e Memes (@gospelmente) February 18, 2024
Graças a Deus tão começando a problematizar a trend do palavrão pic.twitter.com/btDQfIdsiH
— Karol (@karolisnaa) February 17, 2024
Trend moo maneira das crianças rachando o bico de xingar no banheiro, aí vem a mãe crente e a criança crente " n, pq Jesus n fica feliz deo falar palavrão" vaaaaaaaai pra porra !!!!! N devia nem tá fazendo a trend caralho, n acha legal? N FAZ PORRA!! CHATOOOOOOSSSS !!!!!!
— Zabela (@Zabelacomzz) February 17, 2024
esse povo que fica criticando a trend das crianças q falavam palavrão nunca entraram em uma sala de aula kkkkkkkk as crianças SÓ falam palavrão gente pelo amor de deus
— lele ✠ (@GavinaGomess) February 18, 2024
Eu me senti uma senhora extremamente conservadora vendo essa trend das crianças falando palavrão… sei lá… curti não e acho que quem fez deveria rever algumas coisas aí…
— Bruno (@Brunomarcz) February 19, 2024
Toda uma discussão sobre os direitos à imagem e privacidade das crianças e sobre os impactos da exposição delas na internet.
Aí os pais acham bonitinho fazer uma trend gravando suas crianças, no banheiro, falando palavrão por um minuto e expõem esse vídeo na internet…
Para quê?— Movendo mundo e amplificando vozes! (@afroamazonida) February 17, 2024
Achando fofo a trend das crianças educadinhas recebendo permissão pra falar palavrão e saindo "feio, bobo, bicho do mato"
se eu faço isso com a minha irmã mais nova sai um "pá puta de mano-capeta-desgraçado-vai se foder"
— Lara Jenn 🍉🐦⬛ (@_LaraJenn) February 17, 2024
E aí, qual sua opinião sobre a trend?