A Copa do Mundo do Catar acabou e, por mais que o Hexa não tenha vindo, ela deixou gostinho de quero mais! A final do torneio foi eletrizante e decidida somente nos pênaltis, após a França buscar duas vezes o empate contra a Argentina. E embora Mbappé, de apenas 23 anos, tenha mostrado que é craque, ficou difícil competir com a experiência de Messi e toda a garra dos argentinos.
Aliás, é possível dizer sem sombra de dúvidas que o mundial do Catar foi a Copa de Messi, que quebrou muitos recordes durante a competição!
1. Jogador a disputar mais partidas em Copas do Mundo
O camisa 10 é o atleta com mais partidas na história do mundial, tendo atingido a marca de 26 jogos, desbancando o alemão Lothar Matthaus, que disputou 25 confrontos entre os anos 80 e 90.
2. Jogador com mais gols pela Argentina
Passar Maradona para trás não é tarefa fácil, mas Messi conseguiu! Na competição do Catar, o craque atingiu a marca de 13 gols em Copas, superando o ídolo argentino (com um saldo de 8 gols) e o Rei Pelé (com um saldo de 12).
3. Jogador com maior número de assistências
Mesut Özil, que se aposentou da seleção alemã em 2018, após sofrer episódios de xenofobia por ser de origem turca, é conhecido mundialmente como o Rei das Assistências, mas Lionel provou que não fica muito atrás, viu?! Ao longo da carreira, o atacante argentino contribuiu diretamente com oito jogadas em mundiais que terminaram em gol, igualando-se assim à marca de Maradona.
4. Primeiro jogador a fazer gols em todos os jogos do mata-mata
É isso mesmo! Em 92 anos de Copa do Mundo, nenhum atleta tinha conseguido colocar a bola na rede em todas as partidas decisivas do torneiro, ou seja, naquelas em que a derrota garante a eliminação. Messi, contudo, conseguiu tal feito no Catar e entrou (mais uma vez) para a história!
5. Jogador com mais partidas como capitão da Argentina
Dos 26 jogos disputados em mundiais, Messi entrou em campo em 19 deles vestindo a braçadeira de capitão da seleção argentina, novamente superando uma marca de Diego Maradona (16 partidas).
Ver essa foto no Instagram
6. Jogador bicampeão do prêmio Melhor do Mundo
Lionel Messi despediu-se de Copas do Mundo conquistando o tricampeonato para a Argentina e levando para casa, pela segunda vez, o prêmio de Melhor do Mundo, concedido pela FIFA. Anteriormente, ele já havia levado o troféu, em 2014. Outro feito histórico do camisa 10!
7. Jogador com mais recordes batidos em Copas
Depois de toda esta lista e de superar feitos pessoais, Lionel Messi deu adeus aos mundiais conquistando o título de futebolista com mais recordes batidos na competição! Embora o craque tenha escrito um “até breve” nas redes sociais, quando celebrou a conquista, é sabido que o argentino, com 35 anos, não deve mais participar de nenhuma Copa, uma vez que terá 39 anos na próxima. Pelo menos, não ativamente, nos gramados… Será que veremos Messi ajudando a Argentina fora deles?!
Bônus: Jogador mais família da história do futebol
Calma, a gente sabe que usou uma hipérbole aqui, mas também sabemos da fama dos jogadores de futebol, né?! (risos nervosos) A história de Lionel e Antonella é coisa de filme! Messi e Roccuzzo se conhecem desde os cinco anos de idade e, pelo menos para o argentino, foi amor à primeira vista! Passado aquele período de flerte, ficadas e namoro, eles enfim se casaram em 2017 e hoje têm três filhos: Thiago, Mateo e Ciro. Awn! <3