SOS Sexo: “Por que algumas meninas têm candidíase de repetição?”
Médica ginecologista lista alguns fatores que podem favorecer o quadro
Médicos estipulam que a candídiase de repetição afeta cerca de 80% das meninas e mulheres; e a leitora C.R., de 19 anos, é uma delas.
Em dúvida enviada para a coluna SOS Sexo, ela quer saber: “Por que algumas mulheres têm candidíase de repetição?”. Quem responde é a Dra. Priscila K. Matsuoka, ginecologista, uroginecologia e cirurgiã robótica.
“A candidíase vaginal é uma infecção causada por um fungo chamado Cândida albicans. Esse fungo causa coceira na vulva, um corrimento branquinho que parece leite coalhado, dor durante as relações sexuais e vermelhidão na vulva. Consideramos candidíase de repetição quando a mulher tem mais de quatro episódios da infecção em um ano”, explica a médica.
A Dra. Priscila ainda conta que existem alguns fatores que podem favorecer casos de candidíase de repetição, como:
- gravidez;
- uso de contraceptivos orais;
- imunidade baixa;
- uso de forma errada de antibióticos;
- diabetes mal controlada;
- fatores genéticos.
“Como uroginecologista, muitas mulheres me procuram para ajudar com esse problema, uma vez que a candidíase de repetição causa muitos constrangimentos e atrapalha demais suas vidas. Nesses casos o mais importante é criar uma estratégia com sua médica para evitar novos episódios de candidíase. Não basta tratar o episódio no momento. É preciso mudar estilo de vida e fazer o que chamamos de profilaxia para evitar a recorrência do problema. Se esse for seu caso, não deixe de procurar ajuda!”, aconselha a especialista.