SOS Sexo: “Meu medo paralisante de engravidar me impede de transar”
A Dra. Erica Mantelli explica como é possível driblar essa enorme insegurança
Na adolescência, a gravidez indesejada é um dos maiores medos relacionados à relação sexual. Essa insegurança, em alguns casos, persiste até mesmo quando a pessoa está munida de informações corretas a respeito do assunto, ou seja, tem a educação sexual necessária para entender que engravidar não é tão fácil assim – mas também pode ser.
A leitora S.T., de 17 anos, mandou a seguinte mensagem para a CAPRICHO: “Meu medo de engravidar é tão paralisante que eu não consigo transar, mesmo querendo”. A gente, é claro, foi logo pedir a ajuda da Dra. Erica Mantelli, ginecologista, obstetra e especialista em saúde sexual, para responder a questão.
“Algumas meninas têm tanto pânico de engravidar que acabam tendo dificuldade de se relacionarem sexualmente. A dica principal é escolher métodos que sejam extremamente seguros para evitar uma gravidez não desejada, além de associar com um método de barreira, como, por exemplo, o uso do DIU associado ao preservativo”, explica a médica.
Mantelli ainda garante que as mulheres que mais sentem medo de engravidar são justamente aquelas que utilizam métodos hormonais, como a pílula, e acabam se esquecendo de usá-los com a regularidade exigida. “Elas sabem que estão correndo risco”, conta.
“Agora, se esse medo realmente começar a ficar muito intenso, atrapalhar o relacionamento e desenvolver disfunções sexuais, é importante que a pessoa sinalize isso para o médico e procure ajuda terapêutica, pois, quando a mulher está segura, usando o método adequado, esse medo pode até existir, mas não é excessivo nem paralisante”, finaliza a especialista.