Continua após publicidade
Continua após publicidade

SOS SEXO: Depois de quanto tempo tomando anticoncepcional fico protegida?

Para a pílula ter o efeito que promete, é preciso começar a tomá-la no momento certo do ciclo menstrual. Nós te explicamos!

Por Da Redação 17 nov 2023, 10h00

Sim, escolher começar a tomar pílula anticoncepcional é um passo importante e, às vezes, desafiador. Muitas dúvidas pairam sobre o uso desse tipo de método contraceptivo, e entre a mais comum está a pergunta sobre o tempo necessário para o anticoncepcional proteger a pessoa de uma gravidez indesejada. Você sabe?

Antes de respondê-la, a ginecologista Mariana Viza diz que é preciso entender o funcionamento da pílula anticoncepcional. Ela agem inibindo a ovulação, que acontece cerca de 14 dias depois do primeiro dia da menstruação.

“Então, se você começou a tomar a pílula nos primeiros cinco dias da menstruação, ela já está agindo para aquele mês inteiro, mas, se você começar em outro momento do ciclo, vale a pena esperar o final da cartela para começar a confiar na pílula”, explica Mariana.

A pílula anticoncepcional também tem outros benefícios além de evitar a gravidez, como o tratamento de ovários policísticos. Mas, para saber se você pode começar a tomar e qual é o medicamento mais indicado para o seu organismo, só consultando um(a) ginecologista, combinado? Ah! E é importante ressaltar que, fazendo ou não uso da pílula ou de qualquer outro método contraceptivo, preservativo sempre, ok?

Neste outro texto, apontamos 10 erros comuns cometidos por quem usa pílula anticoncepcional. Vale ler essas regrinhas importantes para que o medicamento seja eficaz e não corra o risco de falhar.

Mande sua dúvida sobre sexo para capricho@abril.com.br ou faça ela por meio do nosso formulário. Seu anonimato será garantido!

Publicidade

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.