ocê já ouviu falar no termo ‘situationship’? A expressão vem sendo muito utilizada nas redes já há alguns anos, principalmente pela geração Z, para definir alguns de seus relacionamentos, e ela até apareceu recentemente em uma música do ‘eternal sunshine’, novo álbum da Ariana Grande.
Etmologicamente, ‘situationship’ é uma mistura das palavras ‘situation’ e ‘relationship’, que do inglês significam ‘situação’ e ‘relação’. É uma expressão que define quando você ‘está em uma relação’, como o nosso ‘ficando’, em que não há uma forma de relacionamento estabelecida ou regras e limites. Os rótulos de casais ou de compromissos não entram na jogada, porque as pessoas envolvidas na ‘situationship’ estão aproveitando o momento, em uma ‘situação’ sem nome, endereço, rótulo, tempo ou intensidade definidas. Não é difícil pensar em relações assim, né?
‘Situationship’ tem sido tão utilizada para definir os relacionamentos da nossa galera que ela foi uma das finalistas do dicionário Oxford para definir a palavra do ano de 2023, que foi rizz, ou seja, aquela que mais esteve presente nas conversas e que conseguiu capturar mais as tendências do ano.
Segundo o dicionário Oxford, o termo representa o movimento de reavaliação da forma que nos conectamos com o outro e as palavras que usamos para definir essas relações, que até desafiam as convenções sociais. Sendo um “relacionamento romântico ou sexual que não é considerado formal ou estabelecido”, ‘situationship’ é a palavra que quebra a necessidade de rotular uma relação entre duas ou mais pessoas, que podem só querer aproveitar o momento e o agora.
Nossa galera tem esse tipo de pensamento para outras áreas da vida, não só no relacionamento: o imediatismo se apresenta no profissional, quando queremos para ontem avançar na carreira e ter resultados que, há alguns anos, esperava-se por alguns anos, e até no lazer. Quem nunca teve o sentimento de que precisa conhecer o mundo e viajar logo? É tão normal vermos a vida correndo que às vezes pode não fazer sentido buscar por um nome ou definição para o relacionamento — não podemos só ser e estar?
Em alguns casos, a ‘situationship’ faz muito sentido e é relação ideal para quem está envolvido, em outros, pode trazer mágoa. Nesse tipo de relacionamento, há incerteza e falta de formalização sobre o que o outro sente e quer com você. Isso significa que a pessoa com quem você se envolve não necessariamente tem sentimentos, quer se comprometer ou evoluir para algo formal: às vezes, a pessoa só quer estar com alguém no agora, tanto que a ‘situationship’ também é muito vista como aquela área turva entre a amizade e o relacionamento amoroso, sem saber para onde vai pender.
O problema surge quando todos os lados envolvidos não pensam dessa forma e não enxergam a relação como uma ‘situação em que estão se relacionando’, e sim como um relacionamento, com nome, definição e forma — nos casos em que as pessoas estão em uma relação formal e um dos lados a enxerga como uma situação… Certamente vai causar problema.
Casamento ou situationship?
Na última sexta-feira (8), Ariana Grande lançou o ‘eternal sunshine’, seu último álbum de estúdio, e os fãs logo repararam que em ‘don’t wanna break up again’, a cantora define sua relação com uma outra pessoa como uma ‘situationship’. Os fãs acreditam que a ‘outra pessoa’ é o ex-marido da cantora, Dalton Gomez, com quem se divorciou oficialmente em setembro de 2023. Ao longo da música, Ari conta sobre o processo de término de um relacionamento que, por mais importante que seja para ela e não queira fazer isso, não estava mais funcionando e ela sabe que precisa colocar um ponto final na história.
No refrão, ela afirma não querer mexer mais ainda com a cabeça dele, porque está quebrando o seu coração quebrar o dele novamente. Por isso, ela diz que essa ‘situationship’ precisa acabar, embora não quer terminar o relacionamento de novo.
“Eu não quero mexer com a sua cabeça / Está quebrando meu coração / Continuar quebrando o seu novamente (o seu novamente, o seu novamente, o seu novamente) / Essa ‘situationship’ precisa acabar / Mas eu não consigo recusar / Eu não quero terminar de novo”
I don’t wanna fuck with your head / It’s breakin’ my heart / To keep breakin’ yours again (yours again, yours again, yours again) / This situationship has to end / But I just can’t refuse / I don’t wanna break up again
No começo, inclusive, ela fala de uma situação (que pode ou não ter acontecido mais de uma vez) em que dormiu chorando e ele aumentou o volume da televisão para não ouvi-la e, em outro momento, afirma ter gastado muito dinheiro com terapia, culpado a si mesma pela dependência emocional enquanto ele não fez nada para salvar o relacionamento.
Essas partes são importantes para tentarmos analisar a posição de ‘situationship’ aqui. Ela não enxergava mais o relacionamento como algo estabelecido? Ou se transformou em uma situação incerta e volátil onde não conseguia mais identificar o relacionamento deles ali: não era mais o casamento e a relação que tinham, mas também não sabiam o que havia se tornado?
Enxergar o próprio casamento como uma ‘situationship’ é um sinal muito claro de que a relação acabou. Por aqui, ficamos felizes que Ari conseguiu se desvencilhar da relação que não estava dando certo, e esperamos que ela fique bem. <3