Continua após publicidade
Continua após publicidade

Setembro Amarelo: como encontrar atendimento psicológico gratuito

A campanha realizada neste mês busca lutar pela prevenção do suicídio e listamos aqui opções acessíveis para cuidar da saúde mental, antes

Por Bruna Nunes Atualizado em 20 set 2023, 22h11 - Publicado em 20 set 2023, 19h50

Apesar do debate sobre saúde mental chegar em mais gente do que antes, com iniciativas como o “Setembro Amarelo”, ainda existem muitas barreiras a serem quebradas. Sim, sabemos que pedir ajuda nem sempre é fácil.  Além dos estigmas que rodeiam o tema, cuidar da saúde mental não é barato e acessível para todos – mas é muito necessário.

Então, saiba que você não precisa passar por suas batalhas sozinho e que um profissional pode te ajudar a enfrentar o que estiver acontecendo por aí. Por isso, a CH listou hoje uma série de opções acessíveis e gratuitas para você buscar tratamento.

Onde encontrar atendimento psicológico gratuito:

Rede de Atenção Psicossocial do SUS (RAPS)

Você sabia que nosso Sistema Único de Saúde conta com uma rede focada em atendimento psicológico? O RAPS é um conjunto de serviços do SUS destinado a cuidar de pessoas com algum tipo de transtorno mental ou vicio em drogas. O paciente será acolhido e receberá um Projeto Terapêutico Singular.

O primeiro passo para buscar ajuda para a sua saúde mental, é buscar um dos  CAP’s (Centros de Atenção Psicossocial). Os pontos são distribuídos em diversos pontos e em diferentes cidades e comunidades do país. Para conferir a unidade mais próxima da sua região, clique aqui e consulte o mapa. 

Clinicas Universitárias 

Uma ótima maneira de conseguir atendimento psicológico acessível e gratuito é buscar as clínicas universitárias. Essas instituições para ajudar os formandos a colocarem suas atividades profissionais em prática. Confira algumas redes de atendimento:

Continua após a publicidade

Vale também procurar na Universidade da sua cidade para verificar se também tem algum programa de acolhimento psicológico!

CVV

O CVV,  Centro de Valorização da Vida, é um projeto voluntário que busca oferecer apoio emocional com um DISK 24 horas. Você não precisa enfrentar suas crises sozinho, ligue 188 ou entre em contato pelo chat. 

Continua após a publicidade

View this post on Instagram

A post shared by CVV (@cvvoficial)

E lembre-se: sua vida vale muito!

Publicidade

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.