Continua após publicidade
Continua após publicidade

Sabia que os memes são a grande aposta do vestibular e Enem?

Exatas, Humanas, Biológicas, Atualidades e... Memes!

Por Isabella Otto Atualizado em 13 set 2017, 12h08 - Publicado em 13 set 2017, 12h07

Quem nunca compartilhou um meme nas redes sociais que atire a primeira pedra! Além de serem superdivertidos, essas imagens servem como resposta para discussões online e para retratar aquele perrengue pelo qual você está passando. Há pessoas, inclusive, que têm um banco de memes no celular para usar nas conversas de WhatsApp. E se você acha que essas imagens não passam de uma besteirinha qualquer da internet, está muitíssimo enganada! De acordo com especialistas na área, os memes são a grande aposta do vestibular e Enem 2017.

Reprodução/Reprodução

Thiago Braga, professor e autor dos materiais do Sistema de Ensino pH, conta que os memes são uma representação da realidade em que vivemos e são capazes de expressar sentimentos. “Não é só o humor por si só. Ele carrega dentro de si uma carga crítica, assim como as charges e o cartum“, afirma. Caracterizados essencialmente por serem virais, ou seja, replicados infinitas vezes, alguns memes brasileiros, como o da Nazaré Confusa, já ganhou fama internacional! Recentemente, a Gretchen foi parar em um vídeo da Katy Perry também por ter se transformado em um ~meme humano~.

De acordo com Thiago, essas imagens também representam a reciclagem de produções artísticas que ficaram no passado. “Dessa forma, é exigido do leitor um certo nível de leitura e interpretação para poder entender o sentido do meme”, explica. Vale ressaltar também que os memes podem ser usados como gancho pelos examinadores, que podem cobrar análises sobre comportamentos nas redes sociais, vida online e seus perigos, e a propagação de conteúdos na web. Por isso, fica a dica!

Reprodução/Reprodução
Continua após a publicidade

E aí, como anda a reta final de estudos para o vestibular e Enem?

 

Publicidade

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.