Continua após publicidade
Continua após publicidade

S.O.S. Sexo: ‘Existe idade certa para menstruar pela primeira vez?’

Será que é normal só menstruar quando a menina já está mais velha?

Por Amanda Oliveira Atualizado em 31 ago 2018, 17h01 - Publicado em 31 ago 2018, 17h01

Ser mulher é passar por vários momentos marcantes durante a vida. Menstruar pela primeira vez, sem dúvida, é um deles. Embora seja um instante de desespero, lamentação e até tenha pensamentos do tipo “O que está acontecendo? Por que estou sangrando??” para muitas garotas, a menarca (primeira menstruação) é um momento importante e único para toda mulher. Mas, será que existe uma idade certa para menstruar pela primeira vez?

GIPHY/Reprodução

Para esclarecer a dúvida, a CAPRICHO conversou com a Dra. Ana Carolina Lúcio Pereira, ginecologista e obstetra que atende em São José dos Campos, São Paulo. Segundo ela, a menarca varia por fatores genéticos, ambientais e metabólicos de cada menina, mas geralmente acontece nos primeiros anos da puberdade, após o aparecimento do botão mamário (a elevação da mama) e o crescimento dos pelos pubianos e das axilas.

Caso a menina ainda não tenha as características sexuais secundárias por volta dos 14 anos, a menarca não acontece. Então teremos uma amenorreia primária, que é a ausência de menstruação”, explica. Nestes casos, o fluxo menstrual deve aparecer tardiamente, quando já houver as características citadas.

De acordo com a Dra. Ana Carolina, alguns fatores também podem causar o atraso da primeira menstruação. “As causas são múltiplas, mas geralmente é a alteração na maturação do sistema hormonal, que pode ocorrer por alguns motivos”, diz. Entre os exemplos estão o uso de medicações, doenças genéticas, excesso de atividade física, traumas cranianos, alterações alimentares ou associação familiar. 

Continua após a publicidade

Por isso, é sempre importante consultar um ginecologista para saber direitinho a causa do atraso da menarca. Combinado? O/

 

 

Publicidade

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.