O K-pop é um gênero músical que se transformou em um fenômeno global nos últimos anos e, sem dúvidas, uma das comunidades mais populares do Twitter. Em 2020, o K-pop bateu um recorde: foi tema de mais de 6,7 bilhões de tweets!
Os mercados com o maior número de pessoas que fizeram publicações sobre o tema foram Japão e Estados Unidos. Países como Turquia, França e Arábia Saudita subiram na lista mostrando como o K-pop está crescendo pelo mundo. Confira a lista completa de países que mais Tweetaram sobre o tema classificados por número de autores únicos:
- Japão
- EUA
- Indonésia
- Coreia do Sul
- Filipinas
- Brasil
- Tailândia
- Malásia
- México
- Índia
- Reino Unido
- Peru
- Argentina
- França
- Espanha
- Canadá
- Arábia Saudita
- Vietnã
- Rússia
- Chile
O Twitter também divulgou um outro ranking com os países que tiveram o maior volume de postagens sobre K-pop. Em primeiro lugar ficou a Indonésia, seguida pela Tailândia. Mas, os brasileiros também marcaram presença! O Brasil ficou entre os Top 10, ocupando a sexta posição da lista:
- Indonésia
- Tailândia
- Coreia do Sul
- Filipinas
- EUA
- Brasil
- Malásia
- Japão
- México
- Índia
- Argentina
- Peru
- Vietnã
- Reino Unido
- França
- Chile
- Cingapura
- Canadá
- Peru
- Espanha
Apesar de 2020 ter sido um ano atípico, em que não houve a realização de shows e turnês por causa da pandemia, os fãs continauram mantendo conversas e citando seus artistas nas redes sociais. Entre os mais mencionados estiveram BTS, NCT, EXO e BLACKPINK!
- BTS (@BTS_twt)
- NCT (@NCTsmtown)
- EXO (@weareoneEXO)
- BLACKPINK (@BLACKPINK)
- GOT7 (@GOT7Official)
- TREASURE (@treasuremembers)
- SEVENTEEN (@pledis_17)
- TOMORROW X TOGETHER (@TXT_members)
- TWICE (@JYPETWICE)
- ATEEZ (@ATEEZofficial)
Muitas músicas marcaram 2020, e uma delas foi Dymanite, do BTS. A canção foi umas das mencionadas no Twitter, seguida pelos singles Breath e RESONANCE dos grupos GOT7 e NCT 2020.
O último ano também foi importante para o sucesso de alguns artistas dentro e fora da plataforma. Entre os grupos mais comentados no Twitter estiveram TEASURE (@treasuremembers), ATEEZ (@ATEEZofficial), Stray Kids (@Stray_Kids) e ENHYPEN (@ENHYPEN_members).
Em 2020, os artistas também usaram o #TwitterBlueroom para fazer sessões de perguntas e respostas, transmissões ao vivo e contar histórias de bastidores para os internautas. Grupos de K-pop como BLACKPINK usaram a hashtag até para divulgar conteúdos personalizados.
A segunda hashtag mais tweetada de 2020 foi #BlackLivesMatter (#VidasNegrasImportam), que uniu pessoas do mundo inteiro em uma manifestação contra o racismo e por justiça. A comunidade do K-pop também participou do movimento e convidou outras pessoas para se juntarem à causa. A presença do #KpopTwitter no apoio a ação foi um exemplo da força que a união dos fãs e como eles podem colaborar com causas e questões que defendem.
Em relação a expectativa para 2021, o Twitter acredita que o K-pop continuará bombando na rede social!