Enfim, uma boa notícia! Na última semana, 26 coalas que foram feridos durante os incêndios na Austrália em 2019 retornaram para a natureza. Os animais foram tratados Hospital de Coalas de Port Macquarie, em Nova Galês do Sul.
Os coalas foram soltos na Reserva Natural de Lake Innes e lá se readaptarão à vida selvagem. “A equipe do Hospital de Coalas de Port Macquarie está esperançosa de que esses coalas vão criar uma nova população nesta área”, disse um relatório do Ministério do Turismo australiano.
Coalas de diferentes sexos e idades foram entregues ao seu habitat natural e espera-se que possam constituir uma comunidade e iniciar uma restauração da espécie. Estimativas apontam que mais de 10 mil coalas morreram durante os incêndios na Austrália no ano passado.
Um dos casos de recuperação que recebeu mais atenção foi o de Anwen, que, em outubro de 2019, chegou ao hospital com queimaduras graves em 90% do corpo. Depois de cinco meses, a coala retornou com outros animais para a reserva.
“Enquanto todos estamos enfrentando tempos difíceis e incertos, essa inacreditável história de esperança é um lembrete da resiliência de nossa inacreditável fauna, flora e população”, declarou Phillipa Harrison, diretora-geral da agência governamental Tourism Australia.