
Em meio a rumores de que o Enem 2020 poderia ser adiado ou cancelado por causa da pandemia de coronavírus no Brasil, o MEC liberou nesta segunda-feira (4/5), uma propaganda incentivando os estudantes a fazerem suas inscrições no exame, que acontecem de 11 a 22 de maio.

“A vida não pode parar” é o lema do Ministério da Educação. O que era para ser uma publicidade esperançosa e positiva, incentivando os alunos a estudarem em casa e se prepararem para o futuro, se transformou em um alvo de críticas e chacota. “E se uma geração de novos profissionais fosse perdida?” é um dos primeiros questionamentos do vídeo.
Nas redes sociais, algumas pessoas já estão manifestando suas opiniões sobre o caso:
A propaganda do MEC sobre o ENEM é absurda e criminosa.
É inadmissível que o governo não adie o prazo da prova diante das inúmeras dificuldades que os estudantes de baixa renda vem enfrentando.
A propaganda do ENEM poderia terminar com um “vocês que lutem” de tão debochada.
— ERIKA HILTON (@ErikakHilton) May 4, 2020
https://twitter.com/oDoutei/status/1257359166320054277
https://twitter.com/annilemoss/status/1257354145981489155
https://twitter.com/dinahcomenta/status/1257362135384043525
Que chacota essa propaganda do ENEM. Inep deveria ser o primeiro a saber que o Brasil não tem estrutura pra ensino à distância. A internet não tá na casa de todo mundo, pelo amor de Deus. Quantos estudantes dependem só dessa chance, parabéns aos idiotas irresponsáveis.
— Marina Luana (@MarinaLuana5) May 4, 2020
como é que um instituto que põe como tema de redação do ENEM "Democratização do acesso ao cinema no Brasil" pode fazer um comercial tão ridículo? que não retrata a condição que eles expuseram nesse tema de redação?
vocês são muito incoerentes mesmo.— gio (@gioxcnco) May 4, 2020
Neste ano, o Enem chega com uma novidade, o Enem Digital, feito pelo computador em locais indicados pelo MEC. O Inep explica que a medida será aplicada em todos os estados do Brasil. “No primeiro edital, as provas seriam realizadas em apenas 15 estados. No mesmo dia da divulgação, o instituto resolveu ampliar a aplicação para atender estudantes de todo o país”, informa comunicado oficial. A inscrição para o Enem Digital é a mesma que para o presencial, e o candidato também precisa pagar a taxa de R$ 85.
Até o momento, o Enem 2020 segue marcado para os dias 22 e 29 de novembro. Confira abaixo a propaganda que gerou tanta polêmica: