Não é de hoje que o Mark Zuckerberg anda preocupado com a queda de usuários jovens no Instagram – e com o medo de que a rede se torne “de tiozeira”, como rolou com o Facebook, que está tentando ser salvo pela Meta com a ferramenta do metaverso.
Apesar do fantasma que ronda a companhia, um levantamento realizado e publicado pela Sensor Tower neste ano mostra que o finado aplicativo de fotos, que hoje prioriza vídeos, ainda é o queridinho da galera. 39% dos entrevistados são power users do Instagram, ou seja, abrem o App ao menos uma vez todos os dias. 29% fazem isso com o TikTok, 27% com o Facebook e 26% com o Snapchat. O BeReal, que tem tudo para ser o aplicativo do momento, não foi analisado.
Mas é aquela coisa, né? Usuários robôs, falta de engajamento e algorítimos que mudam a todo instante tiram os criadores de conteúdo do sério, que se mostram desanimados e frustrados com a rede. Os usuários gerais também não estão lá muito contentes. Parece que uma parte deles se cansou de conteúdos editados e desejam ver a vida real! Só que fica bem difícil levar isso a sério quando tudo termina em pizza, quer dizer, em Instagram.
Desde a última semana, um sticker vem fazendo o maior sucesso entre os usuários nos Stories. “Outubro até agora, mas seja real”, diz a figurinha, que faz um trocadilho com o nome do BeReal, que cresceu mais de 2.000% em números de usuários ativos mensais em 2022, e encoraja a pessoa a postar imagens postadas anteriormente no aplicativo.
Tá legal, mas qual é o problema?! Vamos combinar que não é a primeira vez que isso acontece. Em outros momentos, usuários já trouxeram para o Instagram conteúdos postados em outras redes, como no Snapchat e no TikTok. Talvez seja uma tentativa de otimizar o conteúdo? Talvez. Mas toda vez que o App de Zuckerberg lança ferramentas um tanto quanto semelhantes a de outros aplicativos, sempre aparecem reclamações do tipo: “Ah, agora o Insta quer virar o Snapchat” ou “Ah, agora quer virar o TikTok”.
Ok, válido, provavelmente a gente também já fez essa queixa por aí. Só que e quando os próprios usuários trazem conteúdos de outras redes para o Instagram? Não atestaria isso um ainda favoritismo da rede social? Ou então não daria para ela uma importância que em tantos momentos a gente luta para não dar, contribuindo para nos tornarmos ainda mais reféns da plataforma?
Parece tudo uma grande viagem – e talvez até seja -, mas o lance de trazer conteúdos do BeReal para o Insta parece uma enorme gota d’água. Afinal, a proposta do queridinho do momento é justamente ser um “anti-Instagram”. “O BeReal não vai te fazer famoso. Se você quer se tornar um influenciador, vá ao TikTok e Instagram”, diz manifesto. Daí vão lá e levam o BeReal para o Instagram. Fuén.
Acaba que a gente faz não somente o contrário que o App propõe, mas contribui para que nos tornemos, de alguma forma, e de novo, refém das redes sociais. Fora o sentimento de não pertencimento que algumas pessoas podem sentir ao notarem que ainda não baixaram o BeReal, aplicativo que todo mundo está falando e ajudando a viralizar, o que pode gerar ansiedade, pressão, agústia, e toda essa história que a gente já sabe de cor.
Tem a parte positiva de tentar tornar o Insta uma rede mais real e resgatar os velhos tempos do aplicativo? Até tem, como tudo na vida tem dois lados – e até mais. Só que será que a gente está fazendo isso do jeito certo, postando conteúdo de outro App – e de um que justamente se posiciona contrário ao Instagram – e acabando por dar mais moral para o produto de Zuckerberg? Não seria uma grande cilada, Bino?!
October so far, but ButReal? Talvez seja só um sticker e mais um viral de Story, mas é inegável que existe aí uma tendência bastante significativa. Se na vida real muitas coias terminam em pizza – até aquelas que não deveriam terminar -, é inegável que, nas redes sociais, de uma maneira ou de outra, tudo acaba em Instagram – mesmo a gente reclamando sem parar da plataforma. Uma relação um tanto quanto abusiva, não? It’s time to be real!