Continua após publicidade
Continua após publicidade

Pedidos de ajuda sobre suicídio subiram graças a 13 Reasons Why

O número subiu em mais de 100% aqui no Brasil em menos de uma semana

Por Marcela Bonafé Atualizado em 6 abr 2017, 17h21 - Publicado em 6 abr 2017, 16h25

Desde o lançamento, na última sexta feira, 31, 13 Reasons Why não só tem sido um grande sucesso de audiência, mas também tem estimulado conversas sérias sobre bullying, depressão e suicídio. No último domingo, 2, a tag #NãoSejaUmPorque até ficou nos trending topics do Brasil, por meio da qual os fãs estavam postando exemplos do que não devemos fazer para contribuir negativamente com essas questões.

O mais importante é que toda essa conscientização que surgiu por parte da série e de sua repercussão aparentemente já teve muito efeito positivo – pelo menos por aqui. O HuffPost Brasil conversou com o CVV (Centro de Valorização da Vida), uma associação que realiza apoio emocional e prevenção do suicídio no Brasil, e os dados divulgados são surpreendentemente bons (apesar de o assunto ser terrivelmente triste).

O CVV atende pessoas que quiserem conversar sobre depressão e suicídio por telefone, e-mail, chat e Skype (garantindo total sigilo) e afirma que, desde a estreia de 13 reasons Why, a procura por ajuda por e-mail aumentou em mais de 100%! Além disso, 25 das mensagens recebidas mencionaram a série.

Aliás, com o lançamento do seriado, a Netflix liberou um site que informa em que lugar procurar ajuda em diversos países. O contato divulgado para o Brasil é justamente o CVV, que atende por meio do número 141 ou pela internet, no site cvv.org.br.

Continua após a publicidade

Esteja você acompanhando a série ou não, é preciso dar uma salva de palmas para o fato de ela ter colocado uma discussão tão importante à tona, em um nível mundial, e estar conseguindo ajudar a evitar outras histórias parecidas com a da Hannah. 

 

+ Leia mais: 13 razões porque 13 Reasons Why é uma das melhores séries do ano

Publicidade

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.