uitas vezes, o período menstrual chega acompanhado por alguns incômodos comuns, como a cólica e a mudança de humor. Mas, para algumas mulheres, ele é sinônimo de fortes dores de cabeça, que caracterizam a enxaqueca menstrual.
A ginecologista Maria Carolina Dalboni explica à CAPRICHO que esse tipo de enxaqueca acontece, normalmente, de 2 a 3 dias antes do ciclo menstrual e pode perdurar até a descida mesmo da menstruação. Isso se dá, principalmente, em razão da queda do hormônio chamado estrogênio.
“Tem a diminuição do estrogênio próximo ao período menstrual para que aconteça a descamação do endométrio. Essa queda causa uma alteração no equilíbrio hormonal, causando a piora da enxaqueca”, explica.
Quais são os sintomas da enxaqueca menstrual?
A ginecologista Roberta Simonaggio explica que a enxaqueca menstrual é caracterizada por uma dor pulsátil, intensa e que geralmente acomete um lado da cabeça. Pode também ser acompanhada por fotossensibilidade, sensibilidade aos ruídos, piorar com a pausa durante o uso de anticoncepcional, náusea e/ou vômitos.
Como é feito o tratamento para enxaqueca menstrual?
Roberta explica que o tratamento pode ser preventivo (antes dos sintomas aparecerem) ou de alívio (quando a paciente já apresenta sintomas). “Os preventivos são aqueles em que se usa estrogênio ou anti inflamatórios dias antes do aparecimento dos sintomas. Os de alívio são aqueles que melhoram a condição imediata da paciente como uso de analgésicos e anti inflamatórios”, explica a médica.
Maria Carolina acrescenta que, em casos extremos, algumas pacientes têm a enxaqueca incapacitante, não conseguem trabalhar ou sair de casa nesse período. “Aí é necessário bloquear esse fluxo menstrual por um tempo e nós avaliamos qual o melhor método para isso”, diz a ginecologista.
Dicas para aliviar os sintomas da enxaqueca menstrual
- Melhorar o estilo de vida, com alimentação saudável e pratica de atividade física;
- Não esperar a dor ficar intensa para iniciar a medicação;
- Evitar lugares com muito ruído durante essa época;
- Dormir bem;
- Diminuir consumo de bebidas alcoólicas.
Dica extra: a ginecologista Maria Carolina diz que tem exercícios específicos, como alongamento e yoga, com menos intensidade, são muito interessantes para o período pré-menstrual.
Se você se identificou com os sintomas citados neste texto, vale conversar com um profissional de ginecologia para avaliar o seu caso e indicar o melhor tratamento, certo?