Continua após publicidade
Continua após publicidade

O que é “basculho”, palavra que Gil usou na treta com Pocah no BBB21

Descubra o significado da expressão bastante usada em tretas e discussões em Recife, cidade natal de Gilberto

Por Isabella Otto Atualizado em 16 fev 2021, 11h24 - Publicado em 16 fev 2021, 11h23
colecao capricho sestini mochila bolsas
CAPRICHO/Sestini/Divulgação

Na noite da última segunda-feira, 15, após o Jogo da Discórdia, Gil e Pocah bateram boca no BBB21, e o economista chamou a sister de “basculho” em rede nacional. A funkeira, como grande parte do Brasil, não sabia o que a palavra significava, e em poucos minutos as pesquisas pela expressão cresceram no Google!

O que é
Twitter/Reprodução

Afinal, qual é o significado de “basculho”?

De acordo com a acadêmica de pedagogia Ana Flor, “basculho” é uma expressão bastante comum em Recife e usada durante tetras, pois quer dizer “resto de alguma coisa, algo que jogamos fora”.

Continua após a publicidade

Se preferir uma definição mais teórica, de acordo com o dicionário Michaelis, “basculho” é a mesma coisa que “vasculhador”, que é adjetivo de “que ou o que vasculha” e ainda é substantivo masculino de “bagulho, basculho, vasculho”. Uma pessoa que vasculha é alguém enxovalhada, manchada, suja.

Não demorou muito para os memes da noite em que o Brasil descobriu a palavra “basculho” surgirem nas redes:

 

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

 

Na manhã desta terça-feira, 16, a conta oficial da Pocah no Twitter postou a seguinte mensagem: “Seguimos o pedido da mãe de não passar pano, mas dessa vez errada ela não tá! Mulheres que estão achando lindo a nova palavra aprendida, basculho, que virou a nova sororidade”, fazendo um comparativo com o BBB20, que serviu para impulsionar as buscar sobre o termo feminista no Google. O perfil também acusou Gil de perder a razão por ter peitado e gritado com um mulher, usando de novo o feminismo de maneira distorcida, compactuando com a banalização do termo e de um movimento sério, que vai muito, mas muito além. Sugerimos que o ADM da página da Pocah clique aqui e leia essa matéria depois.

 

Publicidade

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.