Continua após publicidade

Programa retrata os desafios do surfe feminino para adolescentes

"Odeio quando dizem que não sei surfar tão bem porque sou menina"

Por Gabriela Zocchi Atualizado em 27 abr 2017, 20h05 - Publicado em 27 abr 2017, 19h54

Imagina a seguinte situação: você surfa e está buscando se profissionalizar quando um canal de TV te chama para participar de uma espécie de acampamento com várias meninas da sua idade, lá no Panamá. Você ficará longe dos pais e vai aprender várias técnicas de surfe com uma das maiores representantes femininas do esporte do Brasil. Irado, né?

Pois foi exatamente isso que aconteceu com as adolescentes Hayanna Iguchi, Louise Frumento, Maju Freitas, Carol Bonelli, Taina Hinckel e Rafaela Coelho. As cinco aparecem no programa Colônia de Férias, que estreia nesta quinta-feira (27) no canal Off. Com treinos ao lado da surfista brasileira Claudinha Gonçalves e do técnico Christian Moutinho, elas viveram experiências incríveis e aprenderam que é preciso batalhar muito se quiserem se tornar campeãs.

https://www.instagram.com/p/BHpYfCqhn4C/

“Participar do Colônia de Férias foi uma experiência incrível. Eu aprendi muito não só com os técnicos, mas com as meninas também”, contou Hayanna Iguchi, uma das participantes do programa. Nascida em Bali, mas com pais brasileiros, a garota de 16 anos vive na ilha da Indonésia até hoje e tem uma rotina de dar inveja: ela acorda, vai surfar, aí almoça, faz academia, tem aulas em casa com uma professora e, depois disso, partiu mar de novo! “Fico surfando até escurecer”, entregou. Demais, né?

Continua após a publicidade

View this post on Instagram

🌅💦 || @69slamofficial @chilli_surfboards @chilli_surfboards_bali @farkingsurf_bali @liivevision_indo

A post shared by Hay 🌺 (@hayannaiguchi) on

Mas a vida de surfista não é só esse mar de rosas. É preciso treinar muuuito para conseguir apoio para competir – ainda mais se você é menina. “Antigamente rolava muito preconceito com as garotas”, contou Rafinha Coelho, 11 anos, à CAPRICHO. “Agora eu sinto que as marcas passaram a apoiar mais o surfe feminino, mas ainda temos um longo caminho a percorrer”, disse a garota, que conseguiu recentemente apoio com a Billabong.

View this post on Instagram

momento bateria 😆 @billabongbr @silverbaybrasil @tokorosurfboardsbrasil 📷: @williamzimmermann

A post shared by Rafaela Coelho (@rafaelacoelhos) on

Hay também já percebeu que a jornada para surfistas femininas conta com ~ondas ainda maiores~. “Odeio quando dizem que, porque sou menina, não sei surfar tão bem. Por isso, sempre surfo com meus irmãos e meus amigos meninos, para mostrar que consigo fazer as mesmas coisas que eles – e às vezes até melhor”, brincou a surfista. Para ela, a presença de garotas nos campeonatos de surfe incentiva quem ainda está começando. “Com influências de gente como a Silvana Lima, a Stephanie Gilmore, a Carissa Moore e até mesmo a Claudinha, que participou do programa com a gente, o surfe feminino vem ficando mais conhecido. Minha mãe sempre diz para eu não focar no que as pessoas falam de mal, porque se eu acreditar em mim mesma, tudo vai dar certo”, disse a garota. Certíssima ela, né?

Continua após a publicidade

https://www.instagram.com/p/BMBpQwcjKkA/

Além de mostrar os desafios do surfe feminino e a importância do esporte da vida das adolescentes, o Colônia de Férias retrata ainda o papel da amizade e da sororidade. Mesmo competindo entre si em campeonatos de surfe, as cinco participantes do reality viraram muito amigas! “Ganhamos muita intimidade durante a viagem para o Panamá e ficamos muito próximas”, disse Rafinha. “Mesmo com a diferença de idade (elas têm de 11 a 16 anos), uma sempre ajudava a outra nos treinos e acabamos aprendendo muito juntas”, revelou.

View this post on Instagram

ninguém segura o grupo da maldade 😈

A post shared by Rafaela Coelho (@rafaelacoelhos) on

Legal, né? Afinal, juntas conseguimos ir mais longe. E lembre-se: nunca devemos deixar alguém dizer o que a gente sabe ou não fazer. Porque meninas podem ser e fazer o que quiserem!

Continua após a publicidade

Ficou curiosa para assistir ao Colônia de Férias? O programa estreia nesta quinta (27), às 21h, no canal Off, e será reexibido às sextas, às 13h30, e aos sábados, às 8h30 e às 19h.

Publicidade

Programa retrata os desafios do surfe feminino para adolescentes
Comportamento, Entretenimento
Programa retrata os desafios do surfe feminino para adolescentes
"Odeio quando dizem que não sei surfar tão bem porque sou menina"

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.