Na última quinta-feira, 18, a chegada da Perseverance, sonda da NASA, a Marte virou notícia ao redor do mundo. Após apenas algumas horas no planeta vermelho, o robô já possuía uma grande quantidade de dados que estão sendo enviados para a Terra, incluindo fotos e vídeos que já começaram a ser compartilhados pela agência espacial. No Twitter dedicado à missão, o pouso bem sucedido do robô foi comemorado. Relembre:
An open horizon, with so much to explore. Can’t wait to get going. #CountdownToMars pic.twitter.com/hAaxeVGs04
— NASA's Perseverance Mars Rover (@NASAPersevere) February 19, 2021
Ao todo, o Perseverance possui 23 câmeras: sete para gerenciamento (sendo seis são HazCams, câmeras para verificar o terreno), sete dedicadas a trabalhos científicos e novo para o setor de engenharia. O robô tem também três antenas e as imagens são enviadas para a Terra através de uma delas, a chamada de Alta Frequência Ultra-Alta (UHF). Funciona da seguinte forma: primeiro, o sinal é direcionado para os orbitadores da NASA, posicionados a 700 quilômetros do robô, que na sequência são enviados para o nosso planeta. “Em geral, um sinal de rádio leva entre cinco e 20 minutos para percorrer a distância entre Marte e a Terra”, informou a agência.
The moment that my team dreamed of for years, now a reality. Dare mighty things. #CountdownToMars pic.twitter.com/8SgV53S9KG
— NASA's Perseverance Mars Rover (@NASAPersevere) February 19, 2021
A missão é uma das mais ambiciosas em termos de busca por vida em Marte, que começou em 1970. “O foco mais recente da NASA tem sido explorar ambientes antigos, porque os dados que temos sugerem que o planeta era mais habitável durante seu primeiro bilhão de anos”, explicou Ken Williford, um dos líderes da missão, para a BBC.
Para facilitar essa busca, o robô pousou próximo à cratera de Jezero, onde ficava um antigo lago, para buscar sinais de vidas passadas, coletar amostras de rocha e procurar por sinais de biologia, como fósseis de comunidades microbianas. Imagens com mais detalhes do terreno devem chegar nesta semana, quando o robô levantar o mastro de navegação, em que estão as suas principais câmeras. A expectativa é que a missão dure inicialmente dois anos terrestres, o equivalente a um ano marciano.
Confira abaixo as fotos já liberadas pela NASA tiradas pelo Perseverance: