Continua após publicidade
Continua após publicidade

NASA lança primeira missão comercial oficialmente tripulada no sábado, 14

Entre os quatro integrantes da tripulação, temos Shannon Walker, que deve se tornar até 2024 a primeira mulher a ir para a Lua

Por Gabriela Junqueira 13 nov 2020, 09h40

O Programa de Tripulação Comercial da NASA, em parceria com a SpaceX, lança no sábado,14, a primeira missão comercial oficialmente tripulada, a “SpaceX Crew-1”. O lançamento do SpaceX Falcon 9 Crew-1 acontece no Kennedy Space Center, na Flórida, e representa uma nova fase que deve facilitar o transporte dos astronautas norte-americanos para a Estação Espacial Internacional (ISS).

A missão contará com quatro astronautas: Shannon Walker, Michael Hopkins e Victor Glover, da NASA, e o astronauta Soichi Noguchi, da Japan Aerospace Exploration Agency (JAXA) Space X/Reprodução

A bordo da nave, teremos Victor Glover, Michael Hopkins, Shannon Walker e Soichi Noguchi. Walker, única mulher do time, é uma das astronautas cogitadas para participar do “Artemis”, projeto que pretende levar a primeira mulher à Lua até 2024. 

Na última terça-feira, 10, o SpaceX Falcon 9 Crew-1 ganhou uma certificação oficial de primeiro sistema comercial a ser capaz de transportar humanos até a Estação Espacial Internacional e a missão de sábado será o primeiro voo da nave! A NASA não certificava uma nave espacial tripulada para voos regulares desde a década de 60, com o ônibus espacial.

View this post on Instagram

Crew Dragon and Falcon 9 in the hangar at Launch Complex 39A ahead of launching four astronauts to the @iss; liftoff targeted for Saturday, November 14 at 7:49 p.m. EST

A post shared by SpaceX (@spacex) on

Continua após a publicidade

A missão “SpaceX Crew-1” deve durar 6 meses. “Eles [os astronautas] farão atualizações na Estação Espacial, conduzirão experimentos científicos para beneficiar a vida na Terra e continuarão preparando a humanidade para futuras missões à Lua – e, eventualmente, a Marte”, disse a SpaceX em nota.

O lançamento, que acontecerá às 19h49 locais (às 17h49 no horário de Brasília), no sábado, dia 14, terá telespectadores, mas o centro espacial vendeu poucos pacotes para aqueles que se interessaram em ver o acontecimento ao vivo. Além disso, o evento será transmitido no site oficial da agência e na NASA Television. Como é de praxe avisar, o lançamento pode ser adiado em função das condições climáticas ou outros motivos de força maior.

+ VEJA MAIS: Primeiro voo espacial tripulado da SpaceX ocorre nesta quarta, 27, nos EUA

Vale recordar também que, em junho, a NASA junto com a SpaceX lançou um voo tripulado com um modelo da nave Falcon 9, mas este não tinha fins comerciais. 

Publicidade

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.