Meta lançou ‘Threads’ e todo mundo já está dando adeus ao Twitter
Nova rede social pretende ocupar um espaço deixado pelo Twitter em um contexto de rivalidade e críticas
Se o que você queria era uma rede social semelhante àquela que costumávamos chamar de “rede do passarinho”, a Meta, uma das maiores big techs do mercado, conseguiu criar.
Mark Zuckerberg anunciou a versão inicial do Threads nesta quarta-feira (5), um novo aplicativo desenvolvido pelo Instagram para compartilhar textos e conversas públicas. Ou seja, uma nova redes social para ocupar um espaço deixado pelo Twitter em um contexto de rivalidade e críticas às mudanças feitas na rede social por Elon Musk.
Em comunicado, a Meta informa que “nosso objetivo com o Threads é reunir o que o Instagram faz de melhor e expandir isso para textos, criando um espaço positivo e criativo para que as pessoas expressem as suas ideias”. A plataforma foi lançada em 100 países, e está disponível para download em sistemas iOS e Android.
Após o anúncio, o termo “Adeus ao Twitter” ficou entre os assuntos mais comentados do momento no próprio… Twitter.
Agora só conversem comigo pelo threads, adeus Twitter (por enquanto)
pic.twitter.com/Tiw538r0n7— igoritoh (@igoritoh) July 5, 2023
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Adeus Twitter todo mundo migrando pro threads pic.twitter.com/JbopXNWjxX
— Larrycita (@dra_larry) July 5, 2023
E teve quem fizesse até homenagem póstuma…
adeus twitter pic.twitter.com/Zjo7r6JfzZ
— lari 💜 (@tomlixtyles) July 5, 2023
Mas alguns também entraram em negação:
Adeus twitter é o cassete! O Zuckerberg cópia o twitter e o povo tá indo embora eu vou ficar aqui! Não vou trair o twitter pra mais uma cópia! pic.twitter.com/w7qbyagZ7Q
Continua após a publicidade— Thales (@ThalesTTD) July 5, 2023
Algumas pessoas já estavam testando alternativas como Blue Sky, Mastodon, mas…
adeus Twitter e todos os outros apps que baixei p te substituir, agr vou pro threads
— 7 (@thvloyal) July 5, 2023
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E, falando em novas plataformas, a Meta ainda afirma que, em breve, querem tornar o Threads compatível com o ActivityPub – que é um protocolo usado para publicar em redes descentralizadas, ou seja, que permite que você conecte uma plataforma na outra – e que tornará o Threads interoperável com outras redes sociais, como o Mastodon.
“Permitindo novos tipos de conexões que simplesmente não são possíveis na maioria dos aplicativos sociais hoje. Essa iniciativa terá um papel importante no futuro das plataformas online”, pontua a big tech.
Mas como vai funcionar o Threads, CAPRICHO?
Segundo a Meta, os usuários podem fazer login na rede social direto com sua conta do Instagram e que, diferente do Twitter, os posts podem ter tamanhos maiores e chegar até 500 caracteres. Além disso, links, fotos podem ser compartilhados, assim como vídeos de até 5 minutos.
Fazendo login direto pelo Instagram, fiquem tranquilos: o nome de usuário e verificação serão mantidos, com a opção de personalizar o seu perfil especificamente para o Threads. Isso vai fazer com que você consiga seguir as mesmas contas que segue lá no Instagram e pessoas que se interessem pelos mesmos assuntos que você.
Ah, e importante para a nossa galera: todos os menores de 16 anos (ou menores de 18 anos em alguns países) terão um perfil automaticamente privado quando entrarem no aplicativo.
Os principais recursos de acessibilidade disponíveis no Instagram, como o leitor de tela e descrições de imagens geradas por inteligência artificial (IA), também estão disponíveis por lá.
Mas e o feed do Threads?
Semelhante à outras redes sociais, o feed no Threads incluirá tópicos compartilhados pelas pessoas que você segue e conteúdos recomendados de novos criadores, que você ainda não conhece – muito semelhante à “For You”, do TikTok, ou até à “Explorar”, do próprio Instagram.
Com as contas sincronizadas, usuários podem compartilhar um post do Threads nos stories do Instagram, além da possibilidade de compartilhar uma postagem, em forma de link, em qualquer outra plataforma que escolher. Lembrando que: os posts poderão ter até 500 caracteres e também será possível incluir links, fotos e vídeos de até 5 minutos.