Máscaras e luvas já são encontradas nos oceanos: “Novo tipo de poluição”
Desde o fim do isolamento na França, a quantidade deste tipo de material encontrada oceanos aumentou consideravelmente por causa do descarte incorreto
A associação francesa Operation Mer Propre (em português, Operação Mar Limpo) denunciou há aproximadamente um mês que equipamentos de proteção individual estão sendo descartados de maneira irresponsável na costa francesa. “É um novo tipo de poluição”, disse Laurent Lombard, fundador da associação à Reuters.
O especialista explicou ainda que o lixo começou a ser encontrado no mar desde o final do isolamento na França, quando as pessoas passaram a sair de casa novamente vestindo máscaras e as descartando no chão mesmo, sem o mínimo de cuidado. Muitas delas, eventualmente, podendo estar contaminadas.
Apesar dos equipamentos de proteção individual (EPIs) representaram menos de 1% das três toneladas de lixo coletadas pelas associação desde sua criação no ano passado, o descarte incorreto desses materiais é preocupante. “A mensagem é realmente para jogar suas máscaras em lixeiras. Não jogue no chão, porque elas acabam no mar. É também uma questão de proteger os outros. Se outras pessoas forem infectadas, também acabaremos sendo infectadas. É uma questão de bom senso“, disse o fundador da organização.
Máscaras descartadas indevidamente também foram encontradas no mar em outras regiões do planeta. Em março, em Hong Kong, o fundador do grupo ambientalista OceanAsia, Gary Strokes, encontrou mais de 70 unidades em um trecho de apenas 100 metros da praia. Já em outra semana, Gary achou três dezenas delas.
O descarte correto de máscaras e equipamentos de proteção contra o coronavírus é tão importante quanto seu uso.