Continua após publicidade

Linn da Quebrada sobre transfobia de Nego Di: “Ele tem noção do que faz”

Cantora usou as redes sociais para se pronunciar sobre as falas transfóbicas do porto-alegrense: "Tem coisas que devem ser responsabilizadas"

Por Isabella Otto 3 Maio 2022, 11h14

Após ser alvo de comentários transfóbicos feitos por Nego Di durante uma apresentação de stand-up, Linn da Quebrada usou as redes sociais para se pronunciar sobre o ocorrido.

Montagem com fotos de Linn da Quebrada usando looks vermelhos. Ela é uma mulher negra, travesti, de olhos castanhos e cabelo castanhos
Instagram/Reprodução

No Twitter, a cantora disse que o que mais lhe causa revolta é que “tudo isso que ele [Nego Di] está fazendo parece meticulosamente pensado para deslegitimar tudo que temos construído há tanto tempo, para nos distanciar ainda mais da nossa humanidade”, desabafou.

Para Linn, o comediante tem consciência de suas falas: “Ele tem muita noção do que ele está fazendo. Ele sabia e sabe exatamente o que quer exaltar”. Ela também acredita que Nego Di deva ser punido, apesar de não ter revelado mais detalhes sobre um possível processo: “Tem coisas que devem ser responsabilizadas, porque são falas feitas com a intenção de machucar e tirar de mim e de nós algo que estamos balizando agora: nossa humanidade. E isso é inegociável”, garantiu.

 

Não é a primeira vez que Lina é vítima de transfobia. Nas primeiras 24h dentro do BBB22, por exemplo, a artista começou a ser atacada nas redes sociais, além de vivenciar insistentemente a experiência de ser tratada pelo pronome masculino dentro da casa. Apesar de não ter sido a campeã da edição, ela celebrou sua representativa participação no reality. “Nós [travestis], que tantas vezes somos expulsas de nossas casas, estávamos no lar de tantas famílias. Eu estava. Mas não estava sozinha“, disse.

Continua após a publicidade

Para a cantora, toda essa situação envolvendo o Nego Di parece uma “atitude desesperada de tentar coagir manifestações potencialmente perigosas ao grupo que ele pertence”. Linn também aproveitou para relembrar a época em que estudou teatro: “Lemos um livro que se chama O Riso, do Bergson, que nunca esqueci. Lá ele fala do riso como ferramenta de organização e punição social também“.

Para finalizar, Linn da Quebrada contou brevemente a história de Exu, um dos orixás fundamentais do Candomblé, traçando um paralelo com sua realidade como mulher e travesti no Brasil: “Exu fugiu, mas ainda assim foi alcançado e cortado em 201 pedaços. Mas o último se regenerou e continuou a fugir. E assim tantas outras vezes pelos nove espaços do Orun. Em todas as vezes em que foi dividido, Exu se regenerou. Não havia mais para onde fugir”, escreveu.

Publicidade

Linn da Quebrada sobre transfobia de Nego Di: “Ele tem noção do que faz”
Comportamento
Linn da Quebrada sobre transfobia de Nego Di: “Ele tem noção do que faz”
Cantora usou as redes sociais para se pronunciar sobre as falas transfóbicas do porto-alegrense: "Tem coisas que devem ser responsabilizadas"

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.