Jovem come banana em museu, mas era obra de arte avaliada em R$ 590 mil
"Estava com fome" disse o estudante justificando o feito; A banana, colada na parede por uma fita, estava exposta no Leeum Museum of Art
O que você faria se estivesse com fome, em um museu, e visse uma banana colada na parede? Um estudante de arte da Universidade Nacional de Seul resolveu fazer um lanchinho. Acontece que o que poderia ser apenas uma fruta era, na verdade, uma obra de arte do artista italiano Maurizio Cattelan, avaliada em nada mais, nada menos que: R$ 590 mil reais. Socorro!
Atualmente a arte está em exibição no Leeum Museum of Art em Seul, na Coréia do Sul, e recebe o nome de “Comedian” (‘comediante’, na tradução). A ideia do artista é fazer artes “satíricas” e que desafiem a interpretação do público. Em uma entrevista à CNN, o dono da galeria, Perrotin, explicou que a banana é “um símbolo do comércio global, um duplo sentido, bem como um dispositivo clássico de humor”.
Segundo o museu, o jovem disse que estava com fome, por isso comeu a banana. Veja o vídeo do momento:
ESTAVA COM FOME 📱🍌
Estudante come banana de obra de arte em museu na Coreia do Sul; veja vídeo
Esta não foi a primeira vez que a obra de Catelan foi consumida durante uma exposição- https://t.co/8PHfiowZbu pic.twitter.com/35s5oClNij
— Portal 6 (@portal6noticias) May 2, 2023
A título de curiosidade, sim, o aluno colou a casca da banana no mesmo lugar em que a encontrou, mas ela foi substituída. Na verdade, a banana é trocada a cada dois ou três dias.
Também não é a primeira vez que a banana é comida. Em 2019, quando estava exposta na Mostra de Arte Contemporânea, em Miami, um visitante comeu, gravou e ainda publicou o feito!
Ver essa foto no Instagram
Cá entre nós, é uma obra de arte peculiar, né? #risos