Jeff Bezos, fundador da Amazon e considerado o homem mais rico do mundo, realizou uma viagem com sucesso até a borda do espaço nesta quarta-feira, 20. O voo em uma cápsula suborbital com sistema de foguete é o primeiro com tripulantes da companhia Blue Origin, também fundada por Bezos. Os tripulantes do voo tiveram a oportunidade de observar a Terra por três minutos.
O empresário embarcou acompanhado de Wally Funk, uma pilota de 82 anos, Oliver Daemen, estudante de física de 18 anos e primeiro cliente a pagar passagem, e seu irmão Mark Bezos. Às 10h12 (horário de Brasília) o foguete reutilizável New Shepard decolou com a cápsula que estavam os quatro tripulantes de de Van Horn, no Texas, para o voo de 10 minutos. Vale lembrar que essa é a primeira viagem do tipo que acontece em um voo sem astronautas profissionais a bordo.
“Esperei muito tempo e sonhei muito para conseguir decolar”, disse Funk para a BBC, que fez parte de um grupo de mulheres astronautas nos anos 60 que passou pelas mesmas séries de testes que homens, mas nunca chegou a voar.
Scenes from #NSFirstHumanFlight astronaut load. pic.twitter.com/L7u1ZaYn60
— Blue Origin (@blueorigin) July 20, 2021
Em seguida, a cápsula se desprendeu do foguete – que retornou para uma base em deserto no Texas -, e após alguns minutos retornou para o solo em segurança. A missão é um marco para o início de voos comerciais da companhia, que pretende investir no turismo espacial. “Melhor dia da minha vida”, disse Bezos depois da cápsula aterrissar.
Na última semana, no dia 11, Richard Branson, dono da gravadora Virgin Records, foi o primeiro bilionário a ir ao espaço, sendo Bezos o segundo a fazer a viagem.