De mudanças no feed e algoritmo a grande sucesso da rede vizinha (o amado TikTok), muitos fatores contribuíram para a queda de popularidade do Instagram nos últimos anos, principalmente entre a nossa galera mais jovem. A rede social da Meta tentou driblar a crise com a criação do reels, para entrar na onda dos vídeos rápidos, e mais recentemente com o ‘Threads’, na tentativa de competir com o Twitter.
Por enquanto, nenhuma grande solução foi acertada pela empresa. Mas o próprio público está buscando maneiras de resgatar a essência da plataforma de ser um espaço de publicar fotos e interagir com amigos – em contraposição a atual postura muito comercial do Insta de priorizar anúncios e dificultar o alcance orgânico do público. É nesse contexto que surgem o ‘Instagram Daily’. A ideia desse “diário digital” é justamente ter um espaço intimista e livre da perfeição ou da exigência do “instagramável”, para postar o dia o dia, sem filtros.
Outro ponto chave do Daily é criar uma comunidade realmente engajada e formada por amigos que queiram, realmente, saber mais da vida um do outro. Essa, inclusive, é uma das grandes reclamações em relação a rede social da Meta ultimamente: as poucas interações reais entre as pessoas.
Muitos usuários relataram que, por conta dessa dinâmica, começaram a se sentir desconfortável em compartilhar sobre a vida pessoal por lá. Em um vídeo viral, uma jovem defendeu que o Instagram está cheio de ‘fantasmas observadores’. Ou seja, seguidores (muitas vezes, que são amigos pessoais) que observam cada movimento e tudo o que você está fazendo, mas não apoiam nada nem comentam. Bem diferente do TikTok, em que as pessoas, mesmo não se conhecendo no offline, conversam e trocam mais.
Em vídeo, a usuária Lara Akel contou que “a liberdade de ter um daily é indescritível” e ressaltou como a comunicação com suas amigas mudou.
@laraakel a liberdade de ter um daily é indescritivel, criem e entenderao tudo como a comunicacao VIRA OUTRA!!! #daily #laraakeldaily
Como criar um Daily no Instagram
Criar um perfil novo no Instagram, de preferência privado, assim você escolhe bem as pessoas que você quer que te siga. Caso não queira criar uma conta, também é possível usar o closed friends para isso (mas aí ficará limitado aos stories, sem possibilidade de usar o feed).
A ideia é registar o dia a dia, detalhes que vão desde o seu look do dia a um clique do seu doguinho, e momentos especiais. Nessa conta, você não deve ter vergonha de postar nada – se tiver, pode ser sinal de que você pode estar desconfortável com algum seguidor, então vale reavaliar.
Dá para criar um perfil só para mulheres ou só para pessoas da comunidade LGBTQIA+, por exemplo, para debater e trocar sobre suas realidades e vivências.
Lembre-se: o importante é ser você mesmo!
E aí, o que você acha de toda essa discussão? Acredita que o ‘Daily’ pode salvar a essência do Instagram?