O que te faz perder, imediatamente, o interesse em alguém? No TikTok, a galera tem usado o termo em inglês “icks” para listar atitudes que as fazem perder a vontade de ficar com uma pessoa. O termo, que pode ser traduzido como uma expressão de nojo, como “eca”, é uma maneira de falar sobre aquele sentimento de ranço, sabe?
Diferente das ‘red flags’, que alertam sobre comportamentos problemáticos de uma pessoa que no futuro pode desencadear uma relação ruim, como ser agressivo ou muito ciumento, os “icks” se referem a atitudes que não, necessariamente, vão te prejudicar, mas te irritam. Aqui estão alguns exemplos de “icks” que foram falados em vídeos nas redes sociais: usar muitos emojis, não ter carteira de motorista, cometer erros de gramática, pedir para tocar uma música no uber, ter pêlos no peito e por aí vai.
Por muitos dos “icks” serem aleatórios e específicos demais, os vídeos sobre isso acabam sendo engraçados, mas essa trend de listar pequenos defeitos pode ser reflexo de um comportamento preocupante da nossa galera, segundo especialistas. Bora discutir sobre isso!
Somos a geração do “ick”?
Saber seus limites e definir o que você busca em um parceiro ou em uma parceira é muito importante. Não devemos aceitar migalhas e nem ficar com quem não tem nada a ver com a gente, certo? Mas será que não estamos sendo cada vez mais intolerantes quando o assunto é a “pessoal ideal”? Os vídeos mostram a facilidade em procurar defeitos nos outros.
Não podemos ser hipócritas: é normal ter ranço ou achar cringe certas atitudes ou manias, mas isso não precisa ser motivo para decretar que aquela pessoa não é mais interessante, né?
Em entrevista ao USA Today, Logan Ury, diretora de ciência de relacionamentos no Hinge e autora do livro ‘How to Not Die Alone’, explica que “ick” é a sensação de arrepio que sentimos quando alguém com quem estamos nos relacionando faz algo pequeno que, de repente, nos desanima. “Você não deve rejeitar um relacionamento em potencial por causa de um momento bobo como este”, aconselha.
Ury analisa que apontar defeitos tão pequenos pode ser uma forma de se autodefender do medo de ser rejeitado e se machucar. “Icks se tornou uma estratégia de sabotar relações e evitar que outras pessoas se aproximem”, diz.
E aí, o que acha? Já tinha pensado nisso?