Você já ouviu falar em Pompoarismo? Vem saber tudo sobre ginástica íntima
Te explicamos o que é o pompoarismo, para que serve e como você pode começar a praticar
Se você já ouviu falar sobre Pompoarismo, mas não sabe ao certo o que é ou quais os benefícios dessa prática, está no lugar certo! O Pompoarismo, também conhecido como ginástica íntima, é muito mais do que a ideia de expelir bolinhas ou ter mais prazer. Pode melhorar a saúde íntima e até reduzir cólicas.
Quer saber mais? A terapeuta especializada em sexualidade e saúde ginecológica Roberta Struzani conta o que é Pompoarismo, para que ela serve e como você pode experimentar essa técnica. Vem com a gente!
O que é Pompoarismo?
O Pompoarismo ou ginástica íntima é uma prática focada em exercícios que fortalecem e relaxam a musculatura do assoalho pélvico, também conhecido como MAP (Músculo do Assoalho Pélvico). Essa musculatura desempenha um papel fundamental na saúde íntima.
A ideia é que, ao fortalecer esses músculos, você possa tratar uma variedade de problemas íntimos, como incontinência urinária, dor durante o sexo e até cólicas menstruais. Ou seja, o Pompoarismo vai muito além dos benefícios na hora H, ele ajuda em toda fisiologia feminina, ciclo menstrual, normalização hormonal e ainda é uma ferramenta de autoconhecimento feminino.
“As mulheres que começam a pompoar se transformam. Não simplesmente pelo fato de se sentirem mais poderosas, mas pelos estímulos neurais que vão da vagina ao cérebro e ativam áreas da autoconfiança, do amor-próprio e da coragem”, explica Roberta Struzani.
Para que serve o Pompoarismo?
O pompoarismo serve para diversos propósitos relacionados à saúde íntima feminina. Aqui estão algumas das principais razões pelas quais as pessoas praticam essa técnica:
- Prevenir e tratar doenças ginecológicas, como infecções urinárias
- Regularizar o ciclo menstrual
- Reduzir cólicas menstruais
- Melhorar a autoestima e a autoconfiança
- Aumentar o prazer na relação sexual
- Recuperar a libido
- Preparar a mulher para ter partos e pós-partos mais tranquilos
Como você pode experimentar?
Se você tem interesse em experimentar o Pompoarismo, saiba que existem cursos online de Ginástica Íntima (como o meu, aqui), mas também é possível testar alguns exercícios online antes. A principal vantagem do curso é que a terapeuta ajuda você a entender quais tipos de exercícios você precisa (se é fortalecer ou relaxar, por exemplo) e aí te conduz pelo caminho ideal, tirando todas as dúvidas.
Você também pode testar aqui, gratuitamente e super rápido, qual exercício para musculatura vaginal você precisa. Depois, veja aqui alguns exercícios para fazer em apenas 15 minutos. Ou teste esse do vídeo abaixo:
Saiba que não precisa ser uma tarefa diária e extenuante. Mas que, assim como qualquer atividade física, a frequência dos exercícios influencia nos resultados, viu? Se você treinar regularmente, verá resultados mais rapidamente. No entanto, mesmo se você puder dedicar apenas alguns minutos por dia, poderá colher benefícios notáveis.
Por fim, vale ressaltar que o Pompoarismo é uma prática segura e pode ser feita por todas as mulheres, desde que com orientação profissional, para fazer os exercícios corretos e corretamente. Ainda ficou com dúvidas? Veja 19 questões e respostas sobre Pompoarismo aqui.