Dezembro chegou, trazendo aquela vibe festiva e animada bem sagitariana. Porém, temos um movimento astral importante: o último período de Mercúrio retrógrado de 2023, que pode bagunçar um pouco as coisas, juntamente com outros movimentos astrológicos que valem a pena dar uma olhada.
Vamos conferir o que está reservado no calendário astrológico de dezembro de 2023 e, assim, nos prepararmos para o que está por vir? Mas não esqueça que você tem um horóscopo só seu aqui, personalizado conforme o seu Mapa Astral.
🪐Resumo astrológico de dezembro de 2023
01/dez – Mercúrio em Capricórnio
Enquanto Mercúrio estava em Sagitário, estávamos mais afim de compartilhar nossas ideias de maneira expansiva. Agora, com o planeta se movendo para Capricórnio, ficamos mais estratégicos, pensativos e práticos. Aproveite esse período para resolver as pendências antes da retrogradação (veja dicas aqui).
12/dez – Lua Nova em Sagitário
Às 20h32 do dia 12/12, começa a Lua Nova em Sagitário, trazendo uma energia de otimismo, alegria, autoconfiança e expansão. Questões como viagens, novas experiências e aprendizados ganham destaque. A dica é aceitar convites e se abrir para novas experiências.
04/dez – Vênus em Escorpião
De 04 a 28 de dezembro, teremos um período de intensidade e paixão nas relações. Porém, é importante ter cautela, já que esse período pode trazer tanto amores intensos quanto situações desafiadoras nos relacionamentos. Veja aqui dicas de como pessoas solteiras e comprometidas podem tirar o melhor proveito de Vênus em Escorpião.
06/dez – Fim de Netuno retrógrado em Peixes
Após seis meses de retrogradação, finalmente termina o período em que vivemos situações relacionadas a escapismo, ilusões e fake news. Mesmo com o fim da retrogradação, Netuno continuará em Peixes até o final de 2026, onde está desde março de 2012.
13/dez – Mercúrio retrógrado em Capricórnio
O último período de Mercúrio retrógrado de 2023 vai até 02/01/2024. Como já tivemos uma experiência semelhante na virada de 2022 para 2023, é possível que tenhamos novamente um final de ano com alguns contratempos, como confusões em viagens, atrasos e problemas de comunicação. Com essa retrogradação em Capricórnio, é importante revisar cuidadosamente compromissos financeiros.
22/dez – Sol em Capricórnio e início do Verão
À 0h27 de 22/12, o Sol chega em Capricórnio, dando início também ao Verão. A temporada capricorniana nos convida a definir nossas metas e em quais delas iremos concentrar nossa energia. O verão é uma fase poderosa, onde tudo se faz pleno, abundante, exuberante e totalmente à mostra – veja aqui como aproveitar o Solstício de Verão.
23/dez – Mercúrio em Aquário
Este é um dos melhores signos para o planeta da informação e da comunicação se expressar. Ufa! É um alívio que faltava nesse fim de ano. Ao atribuirmos as características aquarianas como desapego, singularidade e liberdade, ficamos mais abertos a ideias claras, inovadoras e futuristas. Aproveite e relaxe!
29/dez – Vênus em Sagitário
Após o período em Escorpião, o planeta do amor ingressa no otimista signo de Sagitário, trazendo uma energia mais leve e positiva para os relacionamentos. Veja aqui dicas para quem está e quem não está em um relacionamento.
30/dez – Fim de Júpiter retrógrado em Touro
Antes de 2023 chegar ao fim, temos outro trânsito positivo: Júpiter retoma seu movimento direto em Touro, onde permanecerá até maio de 2024. A retrogradação serviu para refletir sobre questões ligadas à expansão. Agora, é hora de agir, especialmente nessa época do ano em que fazemos planos para o novo ano.