Continua após publicidade
Continua após publicidade

Marte retrógrado inicia longa fase tensa, ruim para o amor e para viagens

Começar um namoro durante a retrogradação do planeta? Mudar de casa? Fazer viagens longas? Hmm... Melhor não!

Por Personare Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 2 nov 2022, 10h01
Montagem com o planeta Marte e ao lado dele o cantor David Bowie
dottedhippo/Divulgação/CAPRICHO/Getty Images

Marte retrógrado é um acontecimento astrológico que acontece a cada dois anos e dura cerca de dois meses e meio. Em 2022, o planeta entrou em movimento retrógrado no dia 30 de outubro e vai voltar ao movimento direto em 12 de janeiro de 2023.

Mas, calma, não significa que ele está “andando para trás”, como muita gente levianamente diz. Trata-se da diminuição da velocidade do planeta em relação ao passo da Terra.

Neste texto, a astróloga Vanessa Tuleski* te conta o que pode acontecer durante Marte retrógrado, se planejar e se precaver para essa fase tão importante. Comece entendendo o plano geral de Marte retrogradando e, ao final do artigo, saiba como pode implicar diretamente na sua vida.

Temas importantes com Marte retrógrado

O planeta rege temas como agressividade, assertividade e começos. Ou seja, aumento do sentimento de raiva e maiores chances de comprar grandes brigas. Problemas que geram dores de cabeça podem acontecer com mais frequência nessa fase também.

Por isso, atenção aos relacionamentos, porque a tendência de discussões cresce! Isso significa que as duas partes podem achar que estão 100% certas e dispostas a irem até o fim por causa disso.

Contraindicações com Marte retrógrado

1. Depender de outra pessoa

Por exemplo, viajar com alguém neste período envolve mais riscos. Isso porque com companhia você tem tem que negociar. E negociação, infelizmente, não é o forte de Marte retrógrado.

Continua após a publicidade

Se for inevitável realizar uma ação com alguém, acerte os detalhes com antecedência. Mas, ainda assim, prepare-se para seguir só se for necessário.

Interessante também evitar grandes viagens, a menos que você já saia de casa com disposição para enfrentar obstáculos e coisas que possam alterar seus planos.

+ Eclipse solar no signo de Escorpião pode virar sua vida de ponta-cabeça

2. Não tomar cuidado com o território dos outros

3. Iniciar grandes projetos e ter muita ambição

Pois é, isso não é fácil, pois implica em dois meses e meio esperando. Se você iniciar algo importante, o que pode acontecer? No mínimo, faltará gás, força e você poderá se sobrecarregar – e isso não pode ser normalizado.

Continua após a publicidade

Além disso, podem surgir muitos empecilhos no meio do caminho. Por exemplo, durante a reforma da sua casa, um cano pode ser atingido e terminar com a sua sala nova alagada.

Pode-se dizer que fica mais difícil fazer o que foi planejado e o resultado pode não ser o esperado.

4. Casar e mudar de casa não são indicados

Não é difícil concluir que Marte retrógrado não é bom para casar, nem para se mudar para uma nova casa. A energia fica muito belicosa e egoísta nesta fase e a harmonia fica prejudicada.

Também é um momento bastante delicado para os romances novos. Eles podem parecer bastante intensos, mas a verdade é que logo podem se revelar fogo de palha.

5. Levar conflitos adiante

Pense bem antes de se lançar numa fúria indignada. A tendência com Marte retrógrado é que haja muito desgaste com poucos resultados. Se quer ter uma ideia de como é, pense na figura do Pato Donald ficando irritado, mas sem o humor da Disney… Eita!

Continua após a publicidade

gif do Pato Donald full pistola
VSGIF/Reprodução

Como sobreviver a Marte retrógrado?

Agora que ficou claro o que não é bom nesse período, vamos passar para o que pode (e deve) ser feito:

1. Prepare seus grandes projetos

Já que você não vai empreender grandes projetos, preparando-os com essas dicas:

2. Exercite a maturidade

Continua após a publicidade

3. Vá devagar

Não é hora de avançar na base do entusiasmo, apostando com tudo em algo.

É tempo de caminhar devagar, sabendo muito bem onde você está pisando. Pense mais antes de agir.

4. Seja mais gentil

Você estará nas imediações de um barril de pólvora. Por isso, tente ser mais gentil, discuta os termos e proponha alternativas.

Evite querer as coisas só do seu jeito, sem levar as outras pessoas em conta.

Alias, nada será inteiramente como você quer nesta fase. É assim que você tem que entender este trânsito.

Continua após a publicidade

Previsões de Marte retrógrado para você

O que vai demandar mais seu cuidado durante Marte Retrógrado? Bom, primeiro, você vai precisar descobrir aqui o seu Ascendente (é gratuito).

Agora que você já sabe, pode ver abaixo o que cada Ascendente precisa evitar e como não agir nesta fase. Mas antes saiba que, neste ano, Marte vai retrogradar no grau 8 do signo de Gêmeos. Além disso, o trânsito vai ter duas fases.

No primeiro momento da retrogradação, que vai até o final de novembro, haverá uma quadratura entre Marte retrógrado e Netuno retrógrado. Isso pode deixar o dia a dia bem mais atrapalhado, principalmente temas regidos por Gêmeos, como, por exemplo, comunicação, dados, internet, deslocamentos.

Além disso, a distração pode nos pegar em cheio e isso pode causar mais erros. E, às vezes, os erros nos custam caro e podem nos trazer prejuízos pessoais ou financeiros. Por isso, cuidado com furtos, golpes virtuais e fake news.

Depois disso, vai ser preciso ter muita paciência de 29 de dezembro até 18 de janeiro. É porque nesse período também acontece Mercúrio retrógrado. Para quem vai estar de férias viajando, esse pode ser um período com mais confusão, atrasos e problemas. Tenha um plano B e mais resiliência.

Cuidados que você vai precisar ter com Marte retrógrado

Veja como seu Ascendente pode se preparar e viver esse período de Marte retrógrado.

Ascendente em Áries

Ascendente em Touro

Ascendente em Gêmeos

Ascendente em Câncer

Ascendente em Leão

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por CAPRICHO (@capricho)

Ascendente em Virgem

Ascendente em Libra

Ascendente em Escorpião

Ascendente em Sagitário

Ascendente em Capricórnio

Ascendente em Aquário

Ascendente em Peixes

 

*Vanessa Tuleski dá consultas astrológica-terapêuticas pessoalmente e online. É autora do ebook “Signos astrológicos: as doze etapas para a auto-realização”. Trabalha com o Iluminare, terapia que acessa o inconsciente e que tem seus fundamentos no Xamanismo. É idealizadora do curso “Alimentação no Mapa Astral” no Personare.

Publicidade

Publicidade