Continua após publicidade

Governo começa campanha em prol da abstinência sexual no mês do Carnaval

Política pública que incentiva jovens a praticarem a abstinência sexual para combater a gravidez precoce começa nas redes sociais.

Por Isabella Otto Atualizado em 24 jan 2020, 12h47 - Publicado em 24 jan 2020, 12h44

Um dos projetos do governo federal para 2020 é a campanha que incentiva jovens a praticarem a abstinência sexual, uma iniciativa que pretende diminuir os casos de gravidez precoce no Brasil. A política pública, destinada a pessoas de 10 a 18 anos, deve começar em fevereiro, de acordo com matéria publicada pelo jornal O Globo.

Damares Alves, Ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Reprodução/Reprodução

A estimativa do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos humanos é que a campanha tenha início no dia 3 e, inicialmente, com foco nas redes sociais. Em parceria com o Ministério da Saúde, não é coincidência que ela comece no mês do Carnaval, época do ano bastante relacionada à liberdade sexual – embora pesquisas, como a realizada em 2008 pela Universidade Federal Fluminense, do Rio de Janeiro, mostre que a folia não influência o comportamento sexual das pessoas.

Para Maurício José Silva Cunha, secretário nacional dos Direitos da Criança e Adolescente, o projeto leva em conta estudos científicos, não elementos religiosos. De acordo com ele, a política pública trouxe resultados positivos em países como Estados Unidos e Uganda. É sabido, entretanto, que o pastor Nelson Neto Júnero, criador do movimento “Eu Escolhi Esperar”, que incentiva jovens a fazerem sexo apenas depois do casamento, também está por trás da campanha, o que coloca em cheque essa questão de ela der totalmente pautadas em questões científicas.

 

Além de ser uma tentativa de diminuir os casos de gravidez precoce, o governo pretende mostrar outras vantagens de postergar o início da vida sexual, como, já citou a ministra Damares Alves, o fato de a menina conseguir preservar sua alma e assim encontrar sua alma gêmea. Seria esse também um preceito baseado em estudos científicos?

Vale ressaltar que o governo federal deixou claro que, apesar do lançamento dessa política púbica, campanhas em prol do uso de preservativo e a própria disponibilização gratuita dele continuarão em vigor.

Publicidade

Governo começa campanha em prol da abstinência sexual no mês do Carnaval
Comportamento
Governo começa campanha em prol da abstinência sexual no mês do Carnaval
Política pública que incentiva jovens a praticarem a abstinência sexual para combater a gravidez precoce começa nas redes sociais.

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.