Você estudou e se preparou muuuito para o Enem 2023 e chegou o grande momento! Mas e se na hora da prova bater aquele branco ou nervosismo fora do comum? Calma! A terapeuta integrativa Andrea Leandro, do Personare, te ensina sete truques, que nada mais são do que respirações e meditações rapidinhas, para te salvar na hora do aperto no exame.
“Você já deve ter ouvido a frase: ‘Inspira, expira e não pira’, certo? Eu sugiro mudar para uma mais legal: ‘Inspira, expira e se inspira!’. Isso mesmo! Quando você dá atenção especial para a sua respiração, sua vida pode se transformar!“, explica Andrea.
Quando a pressão é muito grande, como em dias de provas importantes, somos levados a um momento de alta tensão. Porém, quanto mais alta a tensão, mais baixa é a atenção, e isso pode gerar sensações desagradáveis como angústia, nervosismo e estresse.
Então, bora ver as dicas para aumentar sua produtividade e potencializar o cérebro no Enem?!
1. Respiração para quando der branco
- Coloque a mão na frente da barriga. Perceba, ao inspirar, que a barriga murcha e, ao expirar, que a barriga se expande;
- Inspire e expire lentamente. Pode ficar com a boca um pouco aberta para perceber o ar saindo e junto com ele toda a tensão;
- Inspire contando mentalmente até 4, segure a respiração contando até 5, e expire contando até 6;
- Faça isso pelo menos três vezes ou até sentir que está mais calma e sua atenção estiver voltando, com todo seu conhecimento!
Veja mais dicas e como fazer a respiração para quando der um branco no vídeo:
2. Mantra para quando se sentir insegura
Você pode escolher um e repetir algumas vezes, mentalmente. Vai servir para você se lembrar da sua capacidade e voltar com segurança para as questões!
- “Inspiro, expiro e me inspiro”;
- “Ao inspirar, me inspiro no meu potencial”;
- “A força da minha luz interna guia os meus passos”;
- “Confio no meu potencial”;
- “Desopilo e confio”;
- “A força que existe em mim abre as portas para muitas possibilidades”.
3. Meditação para aliviar o nervosismo
Antes de ir para a prova, tire um minutinho para meditar. Ouça o áudio abaixo algumas vezes e treine sua mente para jogar longe o nervosismo.
- Sente-se confortavelmente;
- Respire profunda e lentamente;
- Ouça o áudio e preste atenção em cada palavra.
4. Como se manter concentrada na prova
- Ao sentar, gire os ombros para trás, pois isso ajuda na postura e tira a tensão das costas e do pescoço;
- Além disso, leve sua garrafinha de água e beba bem devagar. A água atua como combustível para seu cérebro funcionar melhor e pegar no tranco na hora que precisar;
- Conecte as pontas dos dedos, simbolizando seu cérebro integrado. Essa ação cria uma conexão com seu cérebro e acalma sua mente.
5. Use amarelo para ir fazer o Enem
Segundo a Cromoterapia, que estuda as cores, o amarelo representa a mente, a inteligência e a sabedoria. Por isso, está ligado ao estímulo do raciocínio e o intelecto.
Se você for de roupa amarela ou mesmo algum acessório, vai ajudar a estimular o lado racional do seu cérebro, que é necessário no momento da prova.
6. Pratique ginástica cerebral
Sabia que existem movimentos desenhados para aumentar o desempenho? É a ginástica cerebral (ou brain gym)!
Que tal usar alguns desses exercícios para melhorar sua performance no Enem? Alguns pode até fazer discretamente na hora da prova e sempre na hora de estudar. Veja:
- Pontos positivos: pequena massagem acima das sombrancelhas. aguça o pré-frontal ligado a ativação do cérebro racional.
- Boné do pensamento: massageie ambas as orelhas ao mesmo tempo. Inspire devagar enquanto faz. Numa variação pode fazer leve batidinhas de dedos ao redor das orelhas. Ativa a memória. Ótimo para lembrar o que estudou pois ajuda com a clareza mental.
- Bocejo energético: boceje e massageie a mandíbula ao mesmo tempo. Vai aliviar e muito a tensão e ainda colabora com a expressão verbal, foco e atenção.
7. Não se esqueça de respirar
É sério! Muita gente não dá bola, mas a respiração tem o poder de oxigenar o cérebro. Faz com que você consiga raciocinar melhor e ter foco no que precisa, além de aliviar a tensão.
E se caso você precisar de ajuda e quiser um acompanhamento terapêutico para lidar com as emoções – o que é tão importante quanto estudar -, não exite em pedir ajuda, certo?
Boa prova!