A decoração sempre compromete uma boa parte do orçamento da festa. Para economizar não basta pesquisar uma empresa com preço mais em conta. Escolher bem as flores que serão usadas nos arranjos é a forma mais simples de garantir uma festa bonita e barata.
Um exemplo:você sonhou em montar uma mesa decorada com lírios, mas sua festa vai acontecer em pleno inverno, quando os lírios ainda nem desabrocharam. Dá pra fazer? Até dá, mas pode ter certeza de que vai custar muito mais caro.
Veja aqui uma listinha com as flores de cada estação:
Primavera – A temperatura amena é perfeita para decorações com camélias, lisianthus, alstroeméria, agapantos, rosas, cravos, gypsophila (mosquitinho), callas, hortênsias, lírios, gérberas, copo-de-leites e orquídeas das variedades phalaenopsis e demphale.
Verão – Evite flores que são sensíveis às altas temperaturas. Assim, a decoração ficará linda até o fim da festa. As flores ideais para o verão são lisianthus, alstroemérias, rosas, hortênsias e orquídeas das variedades phalaenopsis, demphale e cherry.
Outono – As rosas ficam em alta! Aposte em decorações com angélicas, gérberas, boca-de-leão, flor de ervilha, animajo, gypsophila (mosquitinho), rosas e orquídeas das variedades cymbidium e catleya.
Inverno – A estação exige que você use espécies que se conservam melhor. As flores ideais são flor de cerejeira, gérberaz, boca-de-leão, copos-de-leite, tulipas, rosas, alstroemérias e orquídeas das variedades chuva-de-ouro e cymbidium.
Mesmo escolhendo as flores da época, prepare-se para gastar mais nos meses de: Maio (“mês das noivas” e Dia das Mães), Junho (Dia dos Namorados) e Novembro (Finados). Nesses meses, por causa das datas comemorativas, o preço das flores sempre aumenta.
E aí, já começou a planejar a decoração da sua festa?
Beijo,
Carol Castro