Na tarde desta sexta-feira, 24, alguns candidatos do Sisu usaram o Twitter para relatar um possível erro com relação ao Sistema de Seleção Unificada. De acordo com esses internautas, as notas estavam “bugadas” e alunos estavam sendo aceitos nas duas opções de cursos selecionadas, aumentando, assim, as notas de corte. O correto seria que o sistema aprovasse a pessoa apenas em um dos cursos.
O problema foi relatado no mesmo dia em que o Ministério Público Federal entrou com uma ação na Justiça Federal, em Minas Gerais, pedindo que as inscrições do Sisu, Fies e Prouni fossem interrompidas. A suspensão duraria até que todos candidatos lesados com o erro no Enem 2019 tivessem a nota do exame corrigida.
Na última segunda-feira, 20, o ministro da Edução, Abraham Weintraub, admitiu que rolaram erros na correção dos dois dias de prova do Exame Nacional do Ensino Médio. A confusão afetou entre 5 mil e 6 mil candidatos, e quatro cidades mineiras foram afetadas pela falha mecânica da máquina que confere o gabarito da folha de resposta de ambos os dias de prova. Por causa disso, o prazo de inscrição do Sisu foi prorrogado, mas agora, com os possíveis erros apontados também no sistema de seleção, o MEC tem mais um enorme desafio pela frente.
Veja os relatos envolvendo o possível #errodosisu:
Até o momento em que esta matéria foi publicada, Abraham Weintraub ainda não tinha se pronunciado oficialmente sobre o caso.