Continua após publicidade
Continua após publicidade

Entenda como o anticoncepcional pode afetar seu humor e nível de estresse

Pesquisa mostrou que alterações na raiva, tristeza e animação podem ter interferência do uso de anticoncepcional

Por Mavi Faria 12 jul 2024, 18h51
A

pílula anticoncepcional é um dos métodos contraceptivos mais comuns e, além de trazer trazer algumas alterações corporais, como na libido, ele também é capaz de interferir no seu humor. É o que explica a pesquisadora e professora de psicologia na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, Natalie C. Tronson, em um artigo para a The Conversation.

A professora explica que o processo hormonal realizado pelo anticoncepcional, que interfere na produção e nível da progesterona e do estrogênio, possui impacto nas funções neurais, já que os receptores de estrogênio e progesterona também estão presentes em todo o cérebro, e não são somente “hormônios ovarianos”.

O estrogênio, por exemplo, participa de processos de controle da formação de memória e protege o cérebro contra lesões. Já a progesterona ajuda a regular as emoções”, explica Natalie. Quando o sistema natural desses hormônios é mudado, por meio do anticoncepcional, o humor pode mudar tanto para pior quanto para melhor

Continua após a publicidade

Além de interferir o humor para bem ou para o mal, o anticoncepcional pode aumentar o nível de estresse no corpo. Segundo a pesquisadora, “em uma situação de estresse, as mulheres que usam contraceptivos hormonais exibem menor aumento de cortisol do que as pessoas que não tomam esses mesmos contraceptivos”.

Será que, então, com a alteração do humor, posso vir a ter depressão por usar anticoncepcional? 

Para a pesquisadora, não. Isso porque um transtorno depressivo costuma envolver genética, situação e ambiente, e as mudanças de humor causadas pelo anticoncepcional podem ser um facilitador em determinadas situações, apenas.

Além disso, Natalie tranquiliza que, apesar da possível interferência, mais de 9 em cada 10 pessoas que usam anticoncepcional não apresentam redução do humor ou sintomas de depressão. “Muitas irão até apresentar melhora do seu humor”, acrescenta.

Continua após a publicidade

O que os pesquisadores ainda não conseguiram entender é de que forma o risco a ter depressão, por exemplo, é maior para quem topa anticoncepcional. Até lá, o importante é ficar atenta e, a qualquer alteração significativa, procurar um especialista.

E você, sabia que o anticoncepcional tem o potencial de interferir no humor?

Continua após a publicidade

Publicidade

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.