Neste ano, o horário de verão está previsto para começar na virada do dia 3 (sábado) para 4 de novembro (domingo), um final de semana após o segundo turno das eleições presidenciais. A data está sendo motivo de preocupação para professores por coincidir exatamente com o primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o que pode contribuir para muitos atrasos de candidatos confusos com a mudança de horário.
Para solucionar o problema, o Ministério da Educação (MEC) pediu à Presidência e à Casa Civil o adiamento do horário de verão. Contudo, o governo federal ainda não confirmou se fará a alteração na data.
Se a previsão seguir a mesma, o horário de verão deve durar até 16 de fevereiro de 2019. Neste ano, os estados São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal precisarão adiantar os relógios em uma hora.
O Enem 2018 acontece nos dias 4 e 11 de novembro, com abertura dos portões às 12h e fechamento às 13h. No primeiro dia de prova, serão 45 questões de Linguagens, 45 de Ciências Humanas e a redação. Já no segundo domingo, 45 questões de Ciências da Natureza e 45 de Matemática.
Atenção total aos horários, combinado?