Se você navegou na internet na última semana, deve ter se deparado com a notícia de que a influenciadora americana Brooke Houts tinha publicado sem querer um vídeo maltratando seu cachorro, um doberman chamado Sphinx. O vídeo logo saiu do ar, mas, como na web tudo é instantâneo, milhares de pessoas já tinham visto e salvado o conteúdo para dar queixa.
Brooke foi uma das muitas pessoas que estão participando do novo desafio da internet, que consiste em pregar papel plástico na porta para confundir os animais de estimação, cães em sua maioria. O vídeo publicado em que ela aparece batendo em Sphinx era o material sem edição do conteúdo realizando o viral, que ela deve ter subido por engano na plataforma. Aparentemente, após a “brincadeira”, o cachorro ficou um pouco transtornado e a YouTuber perdeu a paciência. De acordo com o site TMZ, Houts está sendo investigada por maus-tratos pela polícia de Los Angeles. Caso seja condenada, além de pagar uma multa, ela pode perder a guarda do pet.
Nas redes sociais, a influenciadora se posicionou sobre o caso. Ela disse que no dia em que filmou, a vida pessoa dela estava uma zona e ela acabou descontando no cachorro. “Quero deixar claro que não sou uma abusadora de cachorros ou de qualquer outro animal“, escreveu. Ela também explicou que o doberman está sendo treinado para ficar mais calmo. “Gostaria de agradecer vocês por apontarem coisas que acham errado e discuti-las”, finalizou Brooke, alegando querer a chance de provar sua inocência.
Veja os vídeos abaixo. O primeiro contém o desafio e o segundo, os maus-tratos:
https://www.youtube.com/watch?v=AnxZTEwFPhg
O buraco é realmente mais embaixo. Intitulado “Cling Film Challenge”, o desafio está bombando “na gringa”. Ele parece inofensivo de início e é até divertido ver a reação dos cachorros ao não entender o que está acontecendo. Afinal, para eles, não há nada impedindo o caminho – mas o olho humano consegue perceber que tem um filme plástico entre o vão.
O alerta que os veterinários fazem é que cada animal reage de uma maneira a esses estímulos que os deixam confusos. Alguns podem não ligar, outros podem achar divertido e tem ainda os que podem ficar agressivos ao não entender o que está rolando.
Além disso, apesar de raro, pode ocorrer um acidente mais grave envolvendo o pet e o papel filme, já que ele pode sufocar. Sem contar na quantidade de plástico desperdiçada para cumprir um simples viral da internet, né?
Confira um compilado de vídeos de pessoas que aderiram ao desafio: