Continua após publicidade

Devo usar as férias para estudar para o vestibular?

Estudar sem parar pode parecer o raciocínio mais lógico, mas esse tempo de descanso pode fazer grande diferença para sua preparação

Por Mavi Faria 8 jul 2024, 13h00
A

no de vestibular é um dos mais tensos, sem dúvida. A mistura de ansiedade, medo, nervosismo, insegurança e o cansaço exigem muito de todo vestibulando, que, mesmo fazendo tudo que está em seu alcance, sente que ainda falta muito.

Essa sensação é normal, a insegurança estará ali pela pressão que colocamos nesse momento e, por isso, cada segundo estudando pode fazer diferença na sua confiança, ou pelo menos tentar. Não é difícil encontrar vestibulandos estudando no fim de semana e em feriados, sem nem sequer um tempinho de descanso, para não perder tempo e avançar no conteúdo.

Mas, por outro lado, se fala pouco sobre quão exausta essa galera está por se dedicar tanto a todo tempo. Com as férias, a dúvida pode vir cada vez mais forte: devo descansar ou aproveitar o tempo para estudar?

Continua após a publicidade

Os dois, responde Michel Arthaud, professor de Química e diretor da Plataforma Professor Ferretto. Segundo o especialista, o equilíbrio entre descanso e os estudos é fundamental para garantir que os alunos mantenham o ritmo sem se sobrecarregar.

Levando em consideração que já são meses estudando a fio, a sua saúde física e mental precisa de um descanso e de um tempo longe dos livros. Quando o cérebro está cansado, tem mais dificuldade de raciocinar e aprender de verdade os conteúdos que você lê. É como uma esponja, de tão cheia, ela não absorve mais nada. Por isso, se você se esforçar além do que consegue e não parar nem um pouco nas férias, é provável que o conteúdo não seja tão bem assimilado quanto seria se você estivesse descansando.

Ao mesmo tempo, o professor Michel destaca que é importante manter o cérebro ativo. Ele alerta que “uma pausa total pode acarretar uma dificuldade maior para retomar os estudos quando as aulas voltarem”. Então, o segredo é montar um cronograma mais flexível, que inclua revisão de matérias e exercícios leves, além de momentos de descanso e diversão. 

Continua após a publicidade

Uma opção interessante para manter esse equilíbrio é assistir documentários e filmes históricos. Já listamos alguns dos nossos preferidos aqui, mas existem diversos outros nas redes que incrementam os seus estudos enquanto você não está efetivamente estudando.

Ler livros parados na sua estante, ou até os pedidos pelos vestibulares, também podem ser uma forma de você se sentir mais em paz consigo mesmo por estar descansado.

No final, a grande questão não é sobre o quanto é ideal estudar durante as férias, e sim conseguir entender os sinais do seu corpo e respeitá-lo, saber usar seu tempo estrategicamente para ganhar conhecimento e curtir viagens e folgas sem culpa, tá?

Lembre-se: equilíbrio é tudo!

Publicidade