á imaginou não só falar uma língua estrangeira, mas outras três, quatro, ou até cinco? A influenciadora e historiadora Débora Aladim compartilhou nas suas redes algumas dicas que facilitaram seu aprendizado em línguas estrangeiras e que, atualmente, a ajudam a aprender russo, sua sexta língua (sim, sexta!).
Para chegar no russo, Débora já havia aprendido inglês, francês, espanhol e italiano, mas garante que o método em todas essas línguas foi basicamente o mesmo. Contudo, antes de te mostrar as 9 dicas que facilitaram o aprendizado de línguas para ela, é importante fazer uma ressalva que a própria historiadora fez em suas redes: a trajetória de Débora é privilegiada, de quem teve e tem acesso a professores particulares, tempo para estudar e incentivo.
Em realidades diferentes, o tempo e intensidade do aprendizado serão diferentes e, se você está começando a aprender sua primeira língua estrangeira, não se desmotive – ela pode ser a primeira de muitas. Agora, confira abaixo as 9 dicas da Débora Aladim para você aprender uma língua estrangeira!
1. Sem medo de errar
Este é o momento de cometer erros e de pronunciar errado porque você está aprendendo. Seus professores não vão te julgar e, segundo Débora, eles vão achar legal o seu esforço para tentar aprender. Por isso, aproveite toda oportunidade, solte a língua e treine, peça ajuda e aperfeiçoe sua fala.
2. Músicas infantis são suas aliadas
Para memorizar números, cores e dias da semana, a historiadora afirmou que, para ela, as músicas infantis foram essenciais. Ela deu a dica de procurar nas redes e principalmente no YouTube por vídeos de música ensinando os números, as cores ou os dias da semana da língua que você esteja aprendendo, porque a música vai ter um ritmo mais chiclete e vai ser mais simples de decorar, até porque ela é feita para crianças aprenderem.
Ela deu o exemplo de um vídeo que está assistindo no momento ensinando ensinando os meses do ano em russo ao som de ‘Baby Shark’, um ritmo mais conhecido e que vai grudar na sua cabeça, facilitando muito a memorização.
3. E os livros infantis também
Procure por livros infantis na língua que você está aprendendo, porque eles são escritos em uma linguagem mais fácil e um vocabulário mais simples, o que é perfeito para quem está aprendendo começar, devagar, a entender frases e diálogos.
Para quem está aprendendo inglês ou espanhol, Débora indica os gibis da ‘Turma da Mônica’ nessas línguas, ou a série ‘Horribly Famous’, também em inglês. Já para quem está aprendendo italiano, ela sugere a série ‘La Magica Casa Sull’albero’.
4. Foco no vocabulário
A dica da historiadora é fazer folhas de vocabulários com todas as palavras novas que você aprender e, a cada três meses, reescrever todas essas palavras. O processo da repetição fixa o conteúdo e você reúne em um lugar só todas as palavras que aprender.
5. E também com os cards
Aprender e fixar o vocabulário novo é uma das partes mais importantes até a fluência, por isso, Débora sugere que, a cada palavra nova aprendida, você faça um card dela. Na parte da frente, a palavra na língua estrangeira e, na parte de trás, seu significado em português. Assim, você consegue testar seus conhecimentos em qualquer momento.
6. Filmes são ótimos mas, para ela, vídeos são melhores
Isso não significa que assistir filmes e séries na língua que você está estudando seja errado. Contudo, Débora percebeu como nos filmes ela aprendia menos porque as pessoas falam muito e conversam entre elas. Nos vídeos postados nas redes sociais, a pessoa está conversando diretamente com você e de forma mais descontraída e devagar.
A sugestão dela é procurar por vídeos de pessoas do exterior falando ou fazendo coisas do dia a dia e que combinem com seu gosto, seja fazendo compras no supermercado (o que a ajudou a entender o nome das comidas), tutoriais de maquiagem, gameplay ou vlogs.
7. Curiosidades são um ótimo caminho para memorizar
Anote todas as curiosidades que encontrar sobre a língua, porque tornar uma palavra ou significado em uma curiosidade engraçada vai te ajudar a memorizá-la.
8. Desfrute de memes
Seguir páginas de memes do exterior ajuda muito porque, segundo Débora, você consegue entender diálogos do cotidiano escritos de forma simples e com palavras que você pode não ter aprendido ainda.
9. Tudo tem seu tempo
Comemore cada conquista e se sinta satisfeita consigo mesma pela sua evolução. Débora lembra que não precisa se desesperar porque está demorando, porque é normal e o resultado vai valer a pena.
Ela deu o exemplo de quando quase chorou recentemente por ter conseguido entender uma frase inteira dita pela professora pela primeira vez. A frase em questão era ‘que dia é hoje?’ e ela conseguiu responder ‘segunda-feira’. São esses avanços pequenos que irão te levar até a fluência.
E aí, qual língua vai aprender agora?