Neste final de semana, Damares Alves se envolveu em mais uma polêmica envolvendo infância. Algumas semanas atrás, a ministra já havia sido motivo para grande repercussão após declarar que “menina veste rosa e menino veste azul”. Dessa vez, contudo, o vídeo que repercutiu nas redes sociais era sobre uma princesa da Disney muito admirada por várias meninas: Elsa, de Frozen. Na declaração feita durante uma pregação na igreja, Damares afirma que Elsa termina a história sozinha no castelo “porque é lésbica”.

Não há informação de quando o vídeo foi gravado, mas nele a ministra faz a seguinte declaração sobre Elsa: “Por que ela termina sozinha no castelo de gelo? Porque ela é lésbica. Nada é por um acaso. Eles estão armados, articulados. O cão é muito bem articulado e nós estamos alienados. E agora a princesa do Frozen vai voltar para acordar a Bela Adormecida com um beijo gay“.
Em seguida, Damares afirma que “isso é muito grave” porque as meninas que assistirem Frozen deixarão de sonhar com príncipes encantados. “Eu fui menina, eu sonhei em ser princesa. Eu sonhei com o meu príncipe encantado. A gente está abrindo uma brecha na cabecinha da menina de 3 anos para sonhar com princesa”, diz. Confira o vídeo:
https://twitter.com/dltmylm/status/1127335300664000512
A declaração de Damares gerou revolta e indignação nas redes sociais, inclusive de pessoas famosas. Xuxa Meneghel publicou o vídeo em seu Instagram para criticar a ministra. “Onde o mundo vai parar com tanta ignorância, falta de respeito com as escolhas ou condições das pessoas? Onde está o respeito pelo ser humano? Como permitem certas coisas?“, questionou. Nos comentários, a cantora Anitta respondeu: “De chorar”.
No Instagram, Damares se posicionou sobre a polêmica afirmando que a crítica era “contra a erotização e adultização de crianças”. “Criança não namora! Criança brinca e estuda (…) Deixem nossas crianças serem crianças! Que estudem e brinquem sem que ninguém as incentivem a pular fases”, a ministra escreveu.
Em Frozen, não existe nenhum indício real de que Elsa seja lésbica – isso são apenas teorias e especulações para a sequência da história. O que existe é uma princesa forte e independente que não demonstra nenhum interesse romântico, diferentemente de outras princesas da Disney. “Minha filha ama a Elsa (…) Ser independente não é uma afronta! A Disney mudou suas princesas porque nós precisamos mudar!”, escreveu a usuária Fernanda Santos, no Twitter.
Representatividade salva vidas’!
Por mais princesas gordas, negras, lésbicas… Princesas que sonham em ser dona do próprio castelo, ter um dragão de estimação, viver um final feliz com as amigas…
Enfim, parem de nos doutrinar ❤️🧡🤞🏼 beijo Frozen— Kell Smith (@Kellsmith) May 11, 2019
E se Elsa realmente for lésbica? Tudo bem também, representatividade importa e diversidade é bem-vinda. A crítica contra a erotização infantil e a afirmação de que crianças não namoram é sempre válida, mas adicionar um detalhe no perfil de uma princesa ou um personagem como interesse romântico não é incentivar coisa alguma. Se for, os príncipes encantados estão lá em todas as histórias…