Continua após publicidade
Continua após publicidade

Corinthians estampa camisas do time feminino com frases machistas

As mensagens preconceituosas foram retiradas de comentários em redes sociais

Por Amanda Oliveira Atualizado em 26 abr 2018, 15h28 - Publicado em 26 abr 2018, 13h50

Quem gosta de futebol sabe que os times femininos não recebem o mesmo apoio midiático e financeiro que os masculinos. Isso acontece porque o machismo nesse esporte ainda é muito forte, apesar de todas as vezes que as mulheres entraram em campo e mostraram que sabem, sim, jogar futebol, seja em nível profissional ou não.

Você sabia que apenas 2,7% da cobertura midiática esportiva é destinada aos esportes feminino? Os homens ficam com 97% do espaço, segundo dados divulgados pelo Unisinos. Em 2017, a Premiação do Campeonato Brasileiro custou R$ 17 milhões para o masculino, enquanto o feminino recebeu apenas R$ 120 mil – um valor 141 vezes inferior.

O preconceito não está restrito somente aos times femininos profissionais. As mulheres que gostam, assistem, comentam e trabalham com futebol (lembra da hashtag #DeixaElatrabalhar?) precisam lidar diariamente com reações machistas e comentários grosseiros de homens, principalmente na internet.

Foi por isso que o Corinthians iniciou a campanha #CaleOPreconceito. Nesta quarta-feira, 25, o time feminino entrou em campo vestindo camisas estampadas com frases machistas reais, retiradas de páginas da internet. O objetivo da ação é debater o preconceito, silenciar os comentários machistas e atrair patrocínios para que as marcas interessadas cubram as mensagens com seus anúncios. A ideia é que, além de investir no futebol feminino, as empresas que patrocinarão o time também irão silenciar essas frases.

Atualmente, o único patrocínio que o time feminino do Corinthians recebe é o da Positivo Tecnologia.

Continua após a publicidade

Entre as mensagens selecionadas nas redes sociais estão: “Futebol feminino é horrível, as atletas parecem estar perdidas dentro de campo”, “Mulher é na cozinha e não jogando futebol”, “Na minha cidade futebol só de macho, não tem essa frescura não” e “Futebol feminino só vai ser bom quando acabar”.

Essas frases parecem absurdas o suficiente para você? Algumas semelhantes e até piores que essas podem ser encontradas no próprio vídeo da ação e notícias que divulgaram a campanha. Em um dos comentários no YouTube, um usuário escreveu “se a mulher não for bonita o esporte feminino não tem graça!” e outro concordou, justificando que “cada um tem sua opinião”. Felizmente, a ação teve uma grande maioria de respostas positivas.

São frases verídicas, situações que já vivemos. Eu posso falar isso, a gente espera que sirva de exemplo para outros clubes e que ações como essa aconteçam mais e mais”, disse Grazi, atleta do Corinthians.

Reprodução/Youtube

O time feminino do Corinthians volta a vestir as camisas estampadas no jogo contra o Taubaté, pelo Paulistão, neste sábado (28).

Parabéns ao Corinthians pela iniciativa! Esperamos que outros clubes sigam o exemplo da campanha e que mais marcas patrocinem as mulheres. Além disso, se você também não concorda com o machismo e a falta de reconhecimento, faça sua parte e apoie também os times femininos.

Vamos falar mais sobre futebol feminino? Assista também:

Publicidade

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.